Blog

10 dicas para melhorar o fluxo de caixa

10 dicas para melhorar o fluxo de caixa

30/05/2016

Um dos principais aspectos que devem ser controlados na gestão financeira do seu empreendimento é o fluxo de caixa. E isso vale até para quem é autônomo! Ter um fluxo positivo ajuda a garantir a liquidez nas emergências ou na hora de reinvestir com segurança a sobra do caixa.
O fluxo de caixa, como o próprio nome já indica, é o movimento de entrada e saída do dinheiro no empreendimento e a sua boa gestão consiste em controlar os gastos e otimizar a entrada de dinheiro.

Você é um empreendedor ou um prestador de serviços perdido em seu fluxo de caixa ou simplesmente precisa melhorar na gestão financeira? Fique de olho nessas 10 dicas para manter o fluxo de dinheiro sob controle:

 

Registre todas as movimentações

Não importa o valor, é importante registrar qualquer movimentação financeira, seja entrada ou saída. Dessa forma, é possível saber para onde vão seus gastos, qual a soma das pequenas despesas, o que possibilita encontrar qualquer desperdício de dinheiro.

 

Divida as movimentações em categorias

É importante separar tudo em categorias diferentes, para que seja fácil identificar quais são os principais tipo de gastos e rendas e de onde eles vêm. Não vale colocar apenas “gastos” e “ganhos”, pois assim você não saberá como usou os recursos.

 

Verifique o fluxo de caixa diariamente

Ter um acompanhamento diário da movimentação ajuda a prever qualquer surpresa antes que seja tarde demais, afinal, o fluxo garante que você possa se planejar.

 

Lembre-se que venda nem sempre é recebimento

É muito comum fazer uma venda e registrá-la no fluxo. Mas fique atento, pois só é movimentação financeira quando é um valor já recebido. Portanto, vendas a prazo não têm lugar no fluxo.

 

Gerencie o estoque

Um estoque bem controlado ajuda a mostrar quanto e quando comprar para suprir seu contingente de produtos. Assim, ao fazer esse controle, você sabe como acrescentar investimentos e gastos no seu fluxo de caixa.

 

Planeje a longo prazo

Através do fluxo de caixa é possível fazer uma projeção média para todo o ano, dessa forma você pode avaliar diferentes cenários e já se preparar para as mais diferentes adversidades.

 

Planeje a curto prazo também

Estipule seus gastos e ganhos também no plano mensal. Assim, compare no final do mês o que você planejou com o fluxo real. Dessa forma é possível saber quais foram os gastos inesperados e como fazer para evitá-los no futuro

 

Compare seu fluxo com controles menores

O fluxo de caixa é uma ferramenta muito mais forte quando comparado a outros controles financeiros. Ao comparar ele com o controle de contas a receber, por exemplo, pode-se melhorar a cobrança de clientes devedores.

 

Seja realista

É extremamente importante que todos os dados usados para fazer o fluxo de caixa sejam baseados na realidade da empresa e do mercado. De nada adianta almejar um fluxo de caixa positivo enquanto o mercado estiver em baixa e você sem prepara para enfrentar isso.

 

Tenha um sistema para gestão financeira

Apesar de ser possível fazer o fluxo de caixa em uma planilha, ela sempre será um "quebra galho". Um sistema online especializado não só torna o controle muito mais dinâmico como também facilita e ajuda na hora de analisar a situação da empresa e planejar o futuro.

Além disso, tudo fica salvo online, de forma segura, e as atualizações são feitas de maneira sincronizada com outros setores de gastos. Basta que você procure um software que seja fácil de usar, concentre as informações importantes e gere relatórios financeiros. Mais do que otimizar seu dia a dia, um software de gestão ajuda você a visualizar as movimentações financeiras e fugir do prejuízo!

 

Fonte: Blog Conta Azul

Posts Relacionados

Ano novo, Contabilidade nova: aproveite o momento ideal para melhorar os serviços contábeis

Ano novo, Contabilidade nova: aproveite o momento ideal para melhorar os serviços contábeis

data 12/12/2018

2018 está chegando ao fim. Agora é o momento certo para colocar as finanças da sua empresa em ordem, para que todas as energias daqui pra frente sejam gastas para fazê-la crescer, de maneira mais sustentável e segura.

Continuar Lendo >>
Custo é igual unha, tem que cortar toda semana

Custo é igual unha, tem que cortar toda semana

data 13/08/2018

Há um ditado popular que diz que “quem não agradece o pouco, não merece o muito”. Faz sentido. No entanto, para quem é empresário, seja de uma grande, média ou pequena empresa, a relação entre muito e pouco vai mais além.

Continuar Lendo >>
Cuidado com as multas do eSocial!

Cuidado com as multas do eSocial!

data 25/06/2018

Se você leu o nosso artigo sobre o eSocial, então é provável que sua empresa já esteja se preparando para o eSocial e todos os impactos positivos e negativos que ele poderá trazer para o dia a dia dos negócios.

Continuar Lendo >>

Agende uma apresentação agora mesmo!

Clique aqui