Blog

Ano novo, Contabilidade nova: aproveite o momento ideal para melhorar os serviços contábeis

Ano novo, Contabilidade nova: aproveite o momento ideal para melhorar os serviços contábeis

12/12/2018

2018 está chegando ao fim. Agora é o momento certo para colocar as finanças da sua empresa em ordem, para que todas as energias daqui pra frente sejam gastas para fazê-la crescer, de maneira mais sustentável e segura.

Gestão financeira profissional é aquela que adota uma postura de transparência, promovendo avaliações de processos e práticas presentes no dia a dia.

Listamos abaixo algumas ações que sua empresa deve realizar para construir um cenário propício para muitos ganhos em 2019.

Final de ano também é hora de avaliar as demonstrações contábeis de sua empresa

Para ser eficiente, a gestão financeira precisa ser organizada. Alguns relatórios ajudam bastante a garantir a ordem necessária que dará auxílio ao empresário. Conheça um pouco sobre cada um deles:

1 – Demonstração de Resultados (DRE): faça o seu DRE mensalmente e use-o para apresentar receitas, despesas e o resultado de cada mês.

2 – Fluxo de Caixa: o empresário precisa ter clareza sobre as entradas e saídas de dinheiro. Isso é o que lhe trará a certeza de poder comprar mais mercadorias e apontará em que prazo poderá adiantar ou adiar essa compra.

3 – Planejamento Orçamentário: uma vez feito, você conseguirá confrontar seu planejamento com o DRE mensal e descobrir se está se saindo melhor ou pior do que o desejado.

4 – Balanço: trata-se da contribuição que o empresário precisa para analisar a situação da empresa, no que se refere ao tamanho do estoque, títulos a receber, títulos a pagar e imobilizado. Alguns índices ajudam a mostrar se a empresa terá recursos financeiros suficientes para cobrir com seus compromissos assumidos.

5 – Custos e Precificação: conhecer os custos dos produtos e serviços oferecidos é o pressuposto para definir preços de venda e a possibilidade de oferecer descontos e de se manter competitivo em relação aos preços oferecidos pela concorrência.

Leia o artigo 5 relatórios que todo empresário deve acompanhar durante a crise e aprenda mais sobre as demonstrações contábeis de sua empresa.

Faça o estudo do enquadramento tributário

É muito importante saber qual o melhor enquadramento tributário para adequar a contabilidade de sua empresa.

Esse cuidado fará com que você não pague impostos acima do que a lei prevê, desnecessariamente.

São três os enquadramentos tributários para o pequeno e médio empresário:

  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido
  • Lucro Real

Leia o artigo Enquadramento tributário: qual a melhor opção para a sua empresa? e entenda melhor o funcionamento de cada item apresentado acima.

Um lembrete: é importante avaliar o enquadramento tributário da empresa levando em conta as mudanças do Simples Nacional ocorridas em 2018.

As alterações estão relacionadas ao limite da receita para adesão ao regime tributário, ao enquadramento de alguns setores e ainda há uma nova disciplina para o pagamento por parte das empresas participantes. Você pode conferir tudo detalhadamente no artigo Conheça as mudanças do Simples Nacional para 2018.

Contador "despachante" não basta, sua empresa precisa de um contador-consultor

Na pesquisa Relações das MPE com os contadores, publicada pelo Sebrae, mais de 6 mil empreendedores foram consultados sobre a relação de suas empresas com o serviço de contabilidade usados por elas. Eis um dado importante captado no estudo:

  • 79% dos empresários entrevistados disseram que o contador deveria oferecer mais recomendações para melhorar o negócio;

Esses empresários estão conectados com o futuro e com a tendência de que todas as áreas da empresa precisam ser pensadas de modo estratégico e inteligente, inclusive as burocracias contábeis.

O gestor precisa cuidar do crescimento do seu negócio, tomando decisões corretas e assertivas, e ainda se manter no nível holístico de todos os setores, do atendimento ao backoffice, do marketing ao RH.

Por se tratar de uma empresa que ainda está no início de sua jornada, é provável que ela ainda não tenha um grande caixa ou muito capital de investimento.

Sendo assim, a gestão financeira acaba sendo uma área bastante delicada e merecedora de muita atenção. Qualquer erro sempre pode trazer consequências mais graves do que aparentam previamente.

O contador-consultor, portanto, oferece um serviço de assistência rico de conhecimento estratégico, ou algo que vai além, uma parceria perspicaz para construir consensos benéficos, sustentáveis e lucrativos.

Leia nosso artigo Contador Consultor: descubra como sua empresa poderá usufruir melhor desse serviço e conheça todas as vantagens dessa nova maneira, marcada pela inteligência, de usar os serviços de uma empresa de contabilidade conectada com os novos tempos.

Repense os aprendizados no ano que termina e verá como todas as experiências, boas e ruins, serviram para ajudar no crescimento da sua empresa e ajudarão, ainda, a compor sua trajetória de sucesso. 2019 está nascendo repleto de oportunidades, e depende de você aproveitá-las.

Conte conosco da Marco Contabilidade Consultiva para construir uma trajetória de sucesso e grandes realizações no ano novo que está prestes a começar.

Posts Relacionados

Como distribuir lucros de maneira desproporcional às cotas do capital social

Como distribuir lucros de maneira desproporcional às cotas do capital social

data 15/01/2020

Ainda faça parte da rotina da empresa, há bastante confusão sobre a correta distribuição dos lucros entre sócios, já que poucos estão familiarizados com o que dita a legislação sobre as obrigatoriedades e direitos relacionados à participação nos lucros. Muita gente não sabe, por exemplo, que a distribuição de lucros não precisa necessariamente corresponder à participação de cada sócio no capital social.

Continuar Lendo >>
5 dicas para separar o dinheiro pessoal e o do negócio

5 dicas para separar o dinheiro pessoal e o do negócio

data 09/01/2020

É claro que, como dono do negócio, é de seu direito obter recursos vindos do lucro do negócio, mas isso não significa que as finanças devam ser vistas de forma conjunta. Para geri-las de forma consciente e controlada, atente-se à correta separação do que é seu e o que pertence à empresa.

Continuar Lendo >>
Banco digital: Vale a pena para a sua empresa?

Banco digital: Vale a pena para a sua empresa?

data 13/12/2019

A depender das necessidades, a possibilidade de abrir contas inteiramente digitais pode apresentar diversos benefícios em relação às contas para Pessoas Jurídicas tradicionais, especialmente nos quesitos praticidade e economia. Entenda a seguir!

Continuar Lendo >>

Agende uma apresentação agora mesmo!

Clique aqui