Blog

Você tem as 5 chaves para ser um empreendedor de sucesso?

Você tem as 5 chaves para ser um empreendedor de sucesso?

17/03/2020

Ser chefe de si mesmo é um objetivo bastante almejado pelo trabalhador brasileiro, com as mais diferentes motivações. 

Mas será que para ocupar esse lugar basta o desejo de não ser mais um empregado?

A realidade é que o sucesso em empreender é resultado da união de uma série de habilidades relacionadas tanto ao perfil profissional quanto pessoal do empreendedor, visto que o caminho é repleto de desafios que exigem preparação e determinação.

A boa notícia é que boa parte dessas habilidades úteis e necessárias para o empreendedor podem ser estudadas e aprimoradas - basta identificar os pontos chave a serem desenvolvidos.

A seguir, apresentamos os principais deles.

 

1. Persistência

Em primeiro lugar, um empreendedor deve estar preparado para os desafios que o esperam. Afinal, no mundo dos negócios, resultados positivos são consequências de trabalho árduo e perseverança diante das dificuldades, que são inevitáveis no caminho.

O sucesso de uma empresa é uma construção e, especialmente nas fases iniciais, há uma série de desafios a encarar - não é à toa que o número de empresas que fecham as portas antes de completar 5 anos é bastante alto.

A chave para desenvolver a persistência está relacionada principalmente à capacidade de traçar metas e manter o foco nesses objetivos a todo tempo, independente do que vier à frente.

 

2. Inovação

Você pode pensar que a inovação está relacionada apenas ao negócio em si, ou seja, a trazer novos conceitos que diferenciem o negócio diante da concorrência. Mas é preciso reconhecer que a inovação é também uma habilidade pessoal, relacionada a um exercício de treinar a visão para ir além do senso comum e ser capaz de promover transformações no cenário em que se vive.

Um empreendedor com ímpeto para inovar é capaz de trazer essa capacidade tanto na elaboração de sua estratégia de negócio, com ideias que o façam se destacar no mercado, quanto no dia a dia, buscando formas mais eficientes de alcançar bons resultados, sem se conformar os padrões estabelecidos. Essa é uma visão a ser treinada diariamente!

 

3. Visão

“Visão” é um conceito bastante amplo, mas diz respeito, aqui, à capacidade de se preparar para lidar com os riscos envolvidos na administração de um negócio.

Além da habilidade de manter a perseverança diante dos possíveis desafios - de que já falamos -, lidar com os riscos significa primeiramente saber identificá-los e, em seguida, ponderá-los de forma racional e consciente.

Em todas as atividades, o empreendedor deve ter a cautela de questionar: Quais são os riscos envolvidos? Vale a pena assumi-los nesse momento? Se sim, como me preparar da melhor forma para eles?

Não se esqueça que, nos negócios, os riscos são inevitáveis. É a sua visão para administrá-los que garantirá o controle sobre as situações.

 

visão é uma das chaves para o empreendedor de sucesso

 

4. Relacionamento

Para um empreendedor, construir parcerias e estabelecer boas relações pessoais cumpre um papel bem mais estratégico do que muitos imaginam. Não se trata apenas de querer ser “bem visto” no mercado, mas sim de alcançar resultados bem maiores do que se alcançaria empreendendo de modo solitário e isolado.

A capacidade de se relacionar bem auxilia tanto na formação de parcerias que auxiliem o negócio a crescer e se desenvolver de forma confiável quanto ainda no estabelecimento de um ambiente interno de trabalho pautado na cooperatividade e auxílio mútuo, gerando bem-estar e motivação para toda a equipe.

Para desenvolver as habilidades de relacionamento, insira na rotina os momentos de networking - participação em eventos, visitas comerciais e reuniões junto a players do seu segmento são algumas das oportunidades que podem ser aproveitadas - e ainda o desenvolvimento das habilidades de gestão pessoal, que auxiliarão a ter o jogo de cintura necessário para motivar equipes e formar um time unido e eficiente.

 

5. Planejamento

Quem acompanha o blog da Marco sabe que o planejamento é sempre lembrado como um fator chave para o sucesso de qualquer negócio. Essa é uma prioridade que deve fazer parte da mentalidade do empreendedor, para então ser refletida nas ações da empresa.

É o planejamento que fará com que seu perfil inovador, perseverante e visionário realmente gere os resultados desejados. Para tanto, são necessárias muitas horas de estudo profundo do seu negócio, que permitam definir objetivos de maneira estratégica e, a partir daí, traçar os passos necessários para alcançá-los.

Não se esqueça que planejamento estratégico pode e deve ser feito para todos os setores do seu negócio, envolvendo desde o financeiro até os planos de carreira para sua equipe. Quanto mais o empreendedor valorizar a importância desses momentos, mais os resultados serão sentidos em pouco tempo. A equação é simples!

 

Acesse mais dicas sobre Gestão de Negócios em nosso blog: Clique aqui.

 

Posts Relacionados

Eu posso ter uma empresa sozinho sem sócio?

Eu posso ter uma empresa sozinho sem sócio?

data 10/09/2019

É totalmente possível ter uma empresa sozinho. No entanto, é determinante que o empreendedor conheça os formatos jurídicos disponíveis e compreenda o modelo ideal para suas condições e interesse. Entenda!

Continuar Lendo >>
Contador, o que fazer em uma visita comercial?

Contador, o que fazer em uma visita comercial?

data 05/11/2018

Qual o valor de uma visita comercial?

Continuar Lendo >>
Descubra o segredo das pequenas empresas que deram certo

Descubra o segredo das pequenas empresas que deram certo

data 02/10/2017

Sabemos que todo empreendedor é movido por ação, no entanto, a inspiração também serve para aguçar a vontade de fazer acontecer.

Continuar Lendo >>

Agende uma apresentação agora mesmo!

Clique aqui