Blog

Como conquistar mais clientes pela internet

Como conquistar mais clientes pela internet

26/07/2019

Não é preciso ir muito longe para defender a importância cada vez maior da internet para a venda de produtos e serviços: basta pensar nas últimas compras ou aquisições que você fez. Em quantas delas a internet foi utilizada para alguma etapa (pesquisa de preços e lojas, busca de reviews ou mesmo a compra)?

Apesar desse consenso, a realidade é que boa parte das empresas brasileiras ainda não aproveita todo o poder da internet para alavancar seus negócios. O marketing digital, que reúne as estratégias mais eficazes para conquistar clientes nesse meio, ainda é pouco aproveitado em diversos segmentos do mercado.

A má interpretação do conceito é um dos principais motivos para esse baixo aproveitamento. Há quem resuma o marketing digital a fazer posts em redes sociais (Facebook e Instagram, principalmente) ou a pagar alguns anúncios no Google Ads. No entanto, o marketing digital deve ser compreendido sob o mesmo olhar amplo do marketing, considerando todos os estudos e aprofundamentos sobre o público-alvo que permitem construir estratégias assertivas e mensurar resultados.

Aplicar o marketing digital no seu negócio exige esforços em diferentes meios e o conhecimento de alguns conceitos recentes desse universo. Acompanhe as principais dicas a seguir!

 

Site

Você sabia que, segundo pesquisas, mais de 80% das compras offline são precedidas por buscas na internet? De onde futuros clientes tiram as informações que buscam antes de uma compra?

Bom, na internet, ter um lugar no mundo significa, em boa parte, ter um bom site. Esse tipo de presença possibilita que sua empresa seja encontrável no ambiente digital e, mais que isso, comunique da maneira que desejar o seu posicionamento. Hoje, pode-se dizer que um bom site é tão ou mais importante que uma sede física imponente ou tecnológica.

Não entenda, porém, que transmitir o posicionamento significa ter um site semelhante a um “folder online”, que se limita a apresentar a empresa e seus serviços. Sites eficazes unem alguns atributos:

  • Expressam os principais aspectos da estratégia de marketing do negócio (público-alvo, posicionamento, diferenciais), de modo atrativo e claro;
  • Estão voltados para conversão, ou seja, para atingir objetivos de venda, por meio de estratégias como os CTAs (Call to Actions), chats ou formulários de contato;
  • Trazem conteúdos relevantes para o público-alvo; afinal, se potenciais clientes estão fazendo buscas na internet sobre um determinado assunto, quanto maior for sua autoridade no tema, maiores as chances de manter o usuário no seu site.

No momento da formulação do projeto de seu site, lembre-se do benchmarking: pesquise o site de empresas de referência no seu setor, analise as funcionalidades úteis e aprenda com seus concorrentes. Não há nada de errado nisso!

 

Google

Já aprendemos que um bom site permite que empresas sejam encontráveis na internet. No entanto, não é correto pensar que o potencial cliente chegará ao seu endereço digitando-o no navegador – é bem pouco provável que isso aconteça. O meio mais utilizado para que usuários cheguem a endereços virtuais é o Google, que faz esse intercâmbio de algumas maneiras.

- Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é a maneira mais prática e gratuita para que um site seja encontrável com o auxílio do Google. Trata-se de uma ferramenta que permite o cadastro de empresas na plataforma, fornecendo os principais dados relevantes para um possível buscador, como endereço físico (associado ao Google Maps).

Dessa maneira, a empresa pode gerenciar a forma como aparece na busca do Google e no Google Maps, bem como usufruir de outros recursos, como fornecer meios de conexão com seus clientes, publicar fotos e ofertas e receber mensagens e avaliações de quem esteve por lá.

 

google-meu-negocio-conquistar-clientes

 

- Google Ads

Além do cadastro no Google Meu Negócio, há outros esforços necessários para uma boa presença no Google, que podem ser feitos tanto de maneira orgânica quanto paga.

Os conteúdos patrocinados são gerenciados no Google Ads, plataforma para a contratação de anúncios que aparecem no topo da pesquisa do Google (devidamente indicados como anúncios). Em resumo, os Ads permitem que você defina um lance para pagar sempre que um usuário realizar uma busca e clicar no seu anúncio (se não houver clique, não há cobrança), de acordo com as palavras-chave mais interessantes para o seu negócio.

A estratégia é poderosa, desde que bem utilizada, pois permite que usuários cheguem até a empresa no momento certo (quando estão efetivamente buscando soluções para um problema que a empresa pode resolver), diferente de um folder ou um outdoor que “disparam” informações a um público muito vasto. E ainda que o usuário não clique no link, o bom posicionamento no ranking do Google é fundamental para que a empresa transpareça ser referência naquele universo de pesquisa.

A formatação de bons anúncios na ferramenta, no entanto, envolve uma série de considerações técnicas, como:

  • Escolha de palavras-chave: O processo deve estar alinhado com o planejamento estratégico de marketing, orçamento disponível e utilização de ferramentas estratégicas como o Google Keyword Planner, que permite monitorar a procura de usuários por palavras-chave;
  • Estratégias de formulação de textos: Há formatos, linguagens e chamadas mais indicados para construir um anúncio realmente eficaz de acordo com cada objetivo de campanha. Tal inteligência tem total relação com estratégias de redação específicas para o marketing digital.

 

- Otimização para ranqueamento orgânico

A segunda forma de ser encontrável nas pesquisas do Google é de maneira orgânica; afinal, há uma clara “disputa” entre os primeiros lugares para o resultado de qualquer busca realizada, onde está concentrada a enorme maioria dos acessos.

A superioridade de um link/conteúdo no Google Search é resultado de uma união de diversos fatores e técnicas, para as quais o apoio profissional também é indicado. Um deles é o SEO (Search Engine Optimization), termo que reúne as estratégias de otimização do site para que ele seja mais encontrável pelos mecanismos de busca: palavras-chave, imagens, responsividade (adaptação a dispositivos móveis), formato dos textos, arquitetura de hiperlinks e backlinks... A lista é grande e merece estudo minucioso.

 

conquistar-clientes-pela-internet-SEO

 

Inbound Marketing

O que seu público de interesse busca saber e se informar antes de escolher uma empresa para fechar negócio? Buscar a resposta para essa questão e apresentar conteúdos relevantes sobre os temas mais frequentemente buscados é uma maneira de atrair potenciais clientes de maneira “fluida”, acompanhando as diversas etapas de uma jornada de compra. De maneira bem resumida, essa é a lógica do inbound marketing, ou marketing de atração.

As estratégias de inbound marketing incluem a disponibilização de conteúdos gratuitos em diferentes formatos, como artigos de blog, vídeos no Youtube, webinários, e-books ou outros materiais ricos (como modelos de documentos, planilhas etc.), mediante a concessão de dados de contato – são esses leads que serão nutridos periodicamente por meio de conteúdo relevante, com o objetivo final de conversão. Hoje, há empresas de marketing digital especializadas no serviço e na construção de planejamentos que considerem toda a inteligência necessária.

 

E-mail marketing

Um dos dados mais valiosos que poderá ser obtido pela sua empresa contábil é o e-mail de potenciais clientes. Apesar de as taxas de abertura e leitura de e-mails continuarem caindo, ele ainda é o canal de comunicação mais íntimo que uma empresa consegue utilizar em larga escala com os seus prospects.

O motivo é seu direcionamento direto: não há o risco de um e-mail não ser exibido por uma mudança no logaritmo da rede social ou por um concorrente que deu um lance maior para comprar a sua palavra-chave, por exemplo. Utilizar o e-mail marketing é uma excelente estratégia de relacionamento e conversão de clientes, capaz de fortalecer a imagem da empresa e posicioná-la de maneira mais próxima e relevante do que o contador tradicional, que se mantém distante do cliente.

O envio de e-mails pode (e deve) acontecer de maneira automatizada, utilizando ferramentas próprias para essa finalidade. Algumas delas são gratuitas para uma quantidade de contatos, como é o caso o Mailchimp. Outras possuem funções avançadas de automação e monitoramento de leads, como o RD Station Marketing. Mais uma vez, é fundamental ter o apoio de um profissional especializado, para ajudar a definir quais são as ferramentas certas para o estágio de vida da sua empresa contábil.

 

Redes sociais

Depois de produzir os conteúdos, é importante utilizar o poder das redes sociais para garantir sua divulgação. É oportuno investir em publicações nas principais redes sociais, como o Facebook, Instagram e LinkedIn, pois elas podem ajudar a construir o posicionamento da sua empresa, reforçar a autoridade no assunto e criar um canal de contato e alimentação constante.

As redes sociais têm o potencial de construir relacionamento, que, por sua vez, auxiliam diretamente na transmissão de confiança e credibilidade. Com as funções de anúncios disponíveis (Facebook Ads e Instagram Ads), é possível impulsionar uma publicação para um determinado público, filtrando pela região geográfica, ocupação (como donos ou gerentes de empresas), idade, horário, entre outros filtros, de maneira extremamente segmentada para quem realmente importa.

 

redes-sociais-conquistar-clientes

 

Custo de Aquisição de Cliente

Todas as estratégias e ferramentas apresentadas atendem a dois principais objetivos: fortalecer a sua marca com os seus potenciais clientes e convertê-los em clientes efetivos. Há uma infinidade de métricas que permitem a mensuração de tais resultados. Dentre elas, destacamos o CAC (Custo de Aquisição de Cliente), resultado do número de clientes conquistados em um período dividido pelo total gasto em marketing nesse mesmo período.

O monitoramento do CAC da sua empresa contábil demonstra se o uso dos recursos está sendo feito de maneira otimizada. Existem dezenas de outras métricas, como total de acessos no site, total de usuários únicos que acessou o site, tempo de permanência, taxa de rejeição, cidade de onde os usuários acessaram, entre outros, que você pode acompanhar em ferramentas como o Google Analytics. Ao menos uma vez por mês, é necessário monitorar como está a performance da empresa na internet, para saber se está no rumo correto. 

 

Ainda que tenhamos falado tanto, o marketing digital é um universo bem mais amplo e complexo, que envolve o aprofundamento em todos os conceitos citados superficialmente aqui.

Como foi possível perceber durante a leitura, o melhor negócio que você poderá fazer para a execução de estratégias de marketing digital na sua empresa contábil é delegar as tarefas para empresas especializadas. Em primeiro lugar, tais empresas estão imersas diariamente nos conceitos e ferramentas do digital, ou seja, estão bem mais familiarizadas com a rotina e acompanhamento de métricas; em segundo lugar, ao desviar esforços para tentar aplicar o marketing digital por sua conta, há riscos de perder foco e principalmente tempo para se concentrar naquilo que é sua especialidade – a gestão do negócio em si.

Para ver seus resultados de venda crescendo em pouco tempo, invista em uma boa parceria de marketing digital!

Posts Relacionados

Os 5 erros que matam pequenas empresas

Os 5 erros que matam pequenas empresas

data 23/09/2019

O insucesso de pequenas empresas pode ser atribuído a alguns pensamentos perigosos compartilhados pelo público empreendedor. Fique atento a eles!

Continuar Lendo >>
5 motivos para contratar um serviço de terceirização do financeiro para sua empresa

5 motivos para contratar um serviço de terceirização do financeiro para sua empresa

data 24/06/2019

Se antes esse era um desafio para o qual só restava ao empresário se desdobrar na tentativa de abraçar todas as demandas, hoje, a revolução tecnológica do mercado contábil já apresenta soluções para andar ao lado do gestor e auxiliá-lo de forma completa no controle de um setor tão importante para a empresa. A terceirização do setor financeiro é uma tendência a considerar hoje mesmo!

Continuar Lendo >>
Veterinários: Como reduzir em até 60% os impostos

Veterinários: Como reduzir em até 60% os impostos

data 17/06/2019

Você sabia que para o setor de veterinária, desde 2018, há uma oportunidade que permite reduzir os impostos em até 60%? Sim! Ela tem relação com uma mudança referente aos enquadramentos tributários aplicáveis a diversos ramos de atividade, incluindo o veterinário. Entenda em que casos a economia pode acontecer na sua empresa, de maneira totalmente legal!

Continuar Lendo >>

Agende uma apresentação agora mesmo!

Clique aqui