Blog

Como contratar o contador perfeito para a sua empresa

Como contratar o contador perfeito para a sua empresa

05/11/2018

Uma das etapas mais importantes na hora de abrir uma empresa é a escolha do contador. Essa etapa pode parecer trivial, mas não é, e nem deve ser.

Contadores não são todos iguais. E a diferença entre eles se dá de duas maneiras. A primeira é quanto a eficiência, a qualidade do serviço que entregam. Pesquise bem antes de contratar, busque informações sobre a empresa (e não um simples “escritório") de contabilidade do seu interesse.

A segunda é sobre o perfil desse contador. Vivemos num tempo em que todos os processos e setores da empresa precisam estar sintonizados estrategicamente. Por isso é bom que esse profissional, além de oferecer o serviço contábil, saiba relacionar a estratégia de maneira assertiva, com foco e disposição para ser um orientador dentro daquilo que lhe compete saber.

Mas qual seria, então, a melhor maneira de contratar um contador? Continue lendo e descubra!

 

 

1 – O primeiro passo é com o empresário

Antes de contratar um contador, é importante pensar sobre que tipo de serviço você precisa e quer para sua empresa.

Sempre há a possibilidade de se optar pelo básico, o mínimo necessário para fazer sua empresa funcionar do jeito como ela está. E existem empresas de contabilidade que se propõem a entregar o básico, cuidar da burocracia, ajudando a empresa somente a “cumprir tabela no campeonato”.

Por outro lado, também é possível considerar um serviço diferenciado, que ajude o empresário a administrar melhor o seu negócio, gerando mais crescimento, lucratividade e segurança. Essas são as empresas de contabilidade que ajudam o empresário a “ganhar o campeonato”. 

Por isso, o primeiro passo é saber: o que você quer para sua empresa, somente “cumprir tabela” ou “ganhar o campeonato”? A sua decisão vai indicar que tipo de empresa de contabilidade você deve ter ao seu lado.



2 – Um contador educador

Diante de tantas mudanças que aconteceram no mercado recentemente, como a Reforma Trabalhista, Lei de Terceirização, eSocial e Novo Simples Nacional, as empresas precisam compreender claramente todas as novidades e aproveitar as oportunidades e reduzir as ameaças.

As mudanças na legislação do trabalho não devem ser vistas apenas como uma alteração sem qualquer sentido ou propósito. Na medida em que forem aplicadas dentro da empresa, precisam ser pensadas e usadas estrategicamente para aprimorar o RH e também o desempenho do negócio.

O maior patrimônio de sua empresa são as pessoas. E, no fim das contas, a conexão que há entre a contabilidade e o RH deve ser estabelecida no sentido de melhorar a qualidade dos processos, simplificando-os e tornando-os mais eficientes.

O contador deve cumprir uma função importante, de educar os empresários sobre as mudanças que ocorrem, seja na legislação ou no mercado, e instruí-lo a lidar com essas alterações da melhor maneira possível. E essa melhor maneira só será concretizada com organização e crescimento.

 

3 – Um contador consultor

Olha só que interessante: o Sebrae realizou uma pesquisa chamada Relações das MPE com os Contadores e coletou opiniões de 6.054 empreendedores sobre a relação que possuem com seus contadores e a expectativa que depositam no serviço de contabilidade.

Alguns apontamentos:

  • 84% acham que o Planejamento Tributário poderia ser mais ofertado pelos contadores;
  • 79% acreditam que o profissional contábil deveria oferecer mais recomendações para melhorar o negócio;
  • 77% dizem que gostariam de obter diagnósticos e relatórios de desempenho do seu contador;
  • 73% dos empresários gostariam que o contador ajudasse na gestão financeira do negócio;
  • 61% dos empreendedores se mostram dispostos a pagar algo a mais para o contador que prestar serviço de consultoria.

Através dessa pesquisa, é possível perceber que a maioria dos empresários já esperam do contador algo que vá além do básico, do mais do mesmo, sobretudo porque sabem que suas empresas precisam se destacar diante do acirramento da concorrência.

O contador, portanto, deve ser também um consultor, alguém capaz de se posicionar com um parceiro estratégico, compartilhando ferramentas e boas práticas de gestão, para que o empresário possa alcançar os seus objetivos.

 

4 - Como um contador pode corrigir os problemas de gestão da sua empresa

Listamos abaixo 5 etapas de como um Contador Consultor pode corrigir os problemas de gestão da sua empresa:

 

1 – Diagnóstico

Coletar informações sobre todos os processos e então elaborar um relatório de diagnóstico e recomendações de melhoria, definindo a meta, método e métrica a serem utilizados.

 

2 –  Modelagem

Redefinir o fluxo de processos, para garantir que todas as atividades sejam realizadas da maneira correta, por pessoas competentes e utilizando os recursos suficientes.

 

3 – Implantação

Capacitar as pessoas para que elas coloquem em prática as ações que ficaram combinadas.

 

4 – Monitoramento

Por fim, é indispensável medir, monitorar e melhorar o processo. Aferir indicadores de desempenho para garantir que os resultados alcançados estão alinhados às metas definidas na etapa de diagnóstico.

 

 

A contratação do serviço de um contador é uma decisão importante e deve estar submetida a visão estratégica da empresa. O profissional de contabilidade ideal é aquele que está conectado com as dinâmicas do século XXI, mais flexíveis, interdisciplinares e com foco no valor da sustentabilidade em todos os temas e setores.

 O contador que você está pensando em contratar possui tais características?

Posts Relacionados

Como conquistar mais clientes pela internet?

Como conquistar mais clientes pela internet

data 26/07/2019

Aplicar o marketing digital exige esforços em diferentes meios e o conhecimento de alguns conceitos recentes desse universo. Acompanhe as principais dicas nesse artigo!

Continuar Lendo >>
5 motivos para contratar um serviço de terceirização do financeiro para sua empresa

5 motivos para contratar um serviço de terceirização do financeiro para sua empresa

data 24/06/2019

Se antes esse era um desafio para o qual só restava ao empresário se desdobrar na tentativa de abraçar todas as demandas, hoje, a revolução tecnológica do mercado contábil já apresenta soluções para andar ao lado do gestor e auxiliá-lo de forma completa no controle de um setor tão importante para a empresa. A terceirização do setor financeiro é uma tendência a considerar hoje mesmo!

Continuar Lendo >>
Veterinários: Como reduzir em até 60% os impostos

Veterinários: Como reduzir em até 60% os impostos

data 17/06/2019

Você sabia que para o setor de veterinária, desde 2018, há uma oportunidade que permite reduzir os impostos em até 60%? Sim! Ela tem relação com uma mudança referente aos enquadramentos tributários aplicáveis a diversos ramos de atividade, incluindo o veterinário. Entenda em que casos a economia pode acontecer na sua empresa, de maneira totalmente legal!

Continuar Lendo >>

Agende uma apresentação agora mesmo!

Clique aqui