Blog

Como criar um cronograma de trabalho para seus funcionários

Como criar um cronograma de trabalho para seus funcionários

29/04/2019

Falta de foco, disciplina e organização são alguns dos problemas mais recorrentes enfrentados na gestão de pessoas. Na maioria das vezes, quando consultados sobre as falhas na produtividade, os funcionários relatam que, por mais que trabalhem duro, chegam ao final do dia com a sensação de que não fizeram o suficiente.

Ainda que se trate do rendimento individual do colaborador, você já se atentou para o fato de que, como gestor, você cumpre papel fundamental para que sua equipe alcance melhores resultados?

Para constatar a sua parcela de participação no processo, basta entender o porquê da dificuldade em cumprir as entregas do dia a dia. E o motivo costuma ser o mesmo:

O funcionário não possui uma rotina estabelecida!

Isso significa que ele recebe as demandas, porém não consegue administrá-las no seu dia: não sabe o que deve priorizar, em que momento deve fazer cada coisa e quanto tempo deveria levar para executá-las. Falta-lhe a definição de um método de trabalho.

Cronograma de trabalho: O caminho para a execução de metas

Se você acompanha os conteúdos do blog da Marco, já compreendeu a importância de ter metas bem definidas para o seu negócio.

O sucesso das metas, no entanto, tem total relação com a definição do método. A palavra, inclusive, tem origem no grego antigo, composta pela conjunção dos termos "metá", que significa "o que segue, o objetivo", e "hodós", que significa "caminho", ou seja, "seguir um caminho" (para chegar a um fim). Método nada mais é que é o caminho para chegar à meta.

Como gestor, deve ser seu papel visualizar e destrinchar o processo necessário para chegar ao objetivo desejado e, em seguida, definir as etapas desse processo, contando com o que cada colaborador pode oferecer. Quando essa análise é feita, é hora de implementar, para a equipe, um cronograma de trabalho individual.

O cronograma será usado pelo funcionário para que ele se programe para o cumprimento das tarefas padrão de seu trabalho no horário e faixa de tempo indicados por você, gestor. A implementação do cronograma de trabalho traz vantagens tanto para o funcionário quanto para o gestor. Quer ver?

  • Para o colaborador:

- Organiza o seu dia de trabalho. Ele chega sabendo o que precisa fazer e não perde tempo tentando se encontrar no meio de todas as demandas;

- Cria uma “régua de referência” para que ele saiba o tempo esperado para a execução de cada tarefa;

- Aumenta seu rendimento. O colaborador exercita o aprimoramento necessário para cumprir uma tarefa mais rápido sem perder a eficácia.

  • Para o gestor:

- Permite que a gerência visualize de maneira clara os processos internos. Ao listar todas as atividades do time, ele ganha uma visão mais ampla do negócio e o mapeamento das etapas de cada serviço ou projeto;

- Facilita o acompanhamento da produtividade do time. É só consultar o cronograma para saber o que ele deve estar fazendo e, assim conferir as entregas;

- Pode ser usado como um indicador para melhorias internas. Por meio do diálogo entre colaborador e gestor, é possível saber se uma atividade tem exigido mais tempo que o indicado, se há algum processo que está travando a rotina... Ajustes podem ser feitos a todo momento para o aumento da produtividade.

DICA: Atividades diversas

Uma dica para a formulação do cronograma de trabalho do funcionário é reservar um momento para a realização de atividades diversas, que seria basicamente uma faixa de horário para resolver os problemas que aparecem no decorrer do dia. Ao invés de parar uma atividade para solucionar cada demanda que surge, ele se organiza para atendê-las em um só momento. Menos dispersão, mais rendimento!

Quer implementar um cronograma de trabalho? Baixe nosso modelo

Se você já compreendeu a importância de orientar sua equipe no cumprimento das tarefas do dia a dia e tem interesse em implementar um cronograma para seus funcionários, a Marco Contabilidade Consultiva está disponibilizando um modelo que pode ser baixado e utilizado na sua empresa! Clique aqui para fazer o download.

É só traçar os seus processos, preencher as atividades conforme considerar mais inteligente para o funcionamento interno da empresa e compartilhá-lo com o seu time.

Não se esqueça de construir e aperfeiçoar o modelo de maneira conjunta com a equipe, de forma que participem, opinem e deem seus feedbacks sobre o andamento dos trabalhos. Esse será o seu termômetro!

Você sabia que a contabilidade consultiva também pode apoiar o seu negócio a alcançar os bons resultados que tem buscado? Saiba mais.

Posts Relacionados

Seu restaurante está aproveitando o regime monofásico do PIS/COFINS?

Seu restaurante está aproveitando o regime monofásico do PIS/COFINS?

data 20/03/2019

Neste post, trataremos de alguns pontos de atenção necessários para que o empresário do ramo dos restaurantes inscrito no regime do Simples Nacional alcance maior compreensão acerca da tributação sobre os produtos vendidos no estabelecimento, evitando prejuízos. O primeiro quesito a destacar é a incidência do regime monofásico sobre o setor. Entenda!

Continuar Lendo >>
Vale a pena comprar automóvel em nome da empresa?

Vale a pena comprar automóvel em nome da empresa?

data 11/03/2019

Você, empresário, já ouviu alguma vez a expressão “venda direta” para automóveis? Trata-se de uma opção para a qual donos de empresa que precisam realizar a compra de um ou mais veículos geralmente estão ligados, que diz respeito a um tipo de venda exclusivo entre concessionárias e qualquer tipo de empresa que apresente CNPJ. Acompanhe as principais informações que você precisa saber sobre o assunto!

Continuar Lendo >>
Quais são os principais erros cometidos pelos lojistas?

Quais são os principais erros cometidos pelos lojistas?

data 22/02/2019

A rotina para os lojistas envolve uma série de processos específicos que tomam boa parte do tempo na gestão, como fluxo de caixa, gestão de estoque, atenção ao desempenho das vendas... Nem sempre é fácil manter o controle de todas as responsabilidades ao mesmo tempo, mantendo o equilíbrio financeiro necessário para que o negócio se sustente e possa alcançar lucros ainda maiores. Como evitar erros na gestão financeira de sua loja? Temos algumas dicas importantes!

Continuar Lendo >>

Agende uma apresentação agora mesmo!

Clique aqui