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Como elaborar o Plano Estratégico de 2018

Como elaborar o Plano Estratégico de 2018

19/01/2018

“Nossos valores básicos podem ser uma vantagem competitiva, mas não foram incorporados por causa disso, e sim porque definem o que defendemos. E nós os defenderíamos mesmo que, em determinadas situações, se tornassem uma desvantagem competitiva.”

A frase que abre este artigo foi dita por Ralph S. Larsen, CEO da Johnson & Johnson.

Você concorda com ela?

Podemos fazer uma pergunta ainda mais instigante: concordando ou não, você consegue perceber a força que a sua empresa tem ou poderá vir a ter a partir de suas diretrizes estratégicas?

Essa é a lição que devemos aprender com Ralph S. Laren. Não temos que concordar com ele, mas podemos entender que sua empresa é uma gigante mundial dentro do setor em que está inserida. A força da Johnson & Johnson a levou até o topo.

 

 

Estratégia por trás da Missão, Visão e Valores da sua empresa

Hoje em dia, a palavra “honestidade” tem sido usada para ser referência apenas para tratar de ética, mas ela também possui outros atributos. Também tem a ver com coerência.

Somente sendo coerente com os verdadeiros anseios de sua empresa é que será possível identificar qual o seu diferencial dentro do mercado e o que será útil para melhorar, de alguma forma, a vida do seu público.

 

Missão é a identidade da empresa

A missão serve para indicar o propósito maior da empresa, sua finalidade enquanto organização. Uma missão sólida será capaz de sustentar tudo o que vier a partir dela.

  • Pra que sua empresa existe?
  • O que sua empresa faz?
  • Pra quem?

 

Visão é a projeção para o futuro

O hoje serve para sustentar o futuro. A missão da sua empresa é esse sustento. A combinação do que se quer alcançar, juntamente com a inspiração, os motivos e os caminhos a percorrer, tudo isso cabe dentro da missão.

  • Como sua empresa quer ser reconhecida no futuro?
  • Quais desafios deverão ser superados?
  • Como o cliente pode e deve participar disso?
  • Quais as principais oportunidades que podem surgir e como aproveitá-las?

 

Os Valores são as regras do jogo

Os princípios éticos estão presentes no dia a dia de toda organização e quando vistos de cima eles é que compõem os valores que regem os trabalhos.

  • Os valores definem a cultura organizacional;
  • Os valores não entram em conflito com a missão ou a visão da empresa;
  • Os valores pautam o relacionamento com colaboradores, clientes, fornecedores e a sociedade.

O Canvas do Modelo de Negócio

O que sua empresa precisa para gerar resultados em 2018? Essa questão nos leva a outras quatro perguntas essenciais:

1 – O que fazer?

2 – Para quem fazer?

3 – Como vou fazer?

4 – Quanto vai custar?

 

A partir de seus nove elementos básicos, o Modelo de Negócio Canvas contribui para organizar a gestão da empresa, facilitando o caminho para conseguir cumprir um ano com muito sucesso.

 

Conheça os 9 elementos:

 

1 – Segmento de clientes:

Esse elemento serve para enquadrar o perfil de quem sua empresa vai atender, e a partir de então traçar estratégias assertivas de abordagem.

 

2 – Proposta de valor:

Diante da concorrência, por que seu cliente deveria optar por sua empresa? Esse motivo de escolha deve permanecer claro e objetivo para todos.

 

3 – Canais:

Uma vez que você já sabe muito sobre sua empresa e sobre seu cliente, então agora é a hora de colocar os dois para conversar. Mas, por onde? Aí é que entram os canais dentro do Canvas.

 

4 – Relacionamento com clientes:

O relacionamento com o cliente deve ser estabelecido a partir do modelo de negócio da empresa, para que a imagem da organização possa se fortalecer e a relação com a cliente seja sustentada cada vez mais em práticas e direcionamentos maduros.

 

5 – Fontes de Receita:

Dependendo do modelo de negócio, uma empresa pode ter uma ou mais fontes de receita. Existem inúmeras maneiras de se gerar fontes de receita, algumas delas são: venda de produtos ou serviços, taxa de assinatura, aluguel, corretagem e venda de anúncios.

 

6 – Recursos principais:

Para que uma empresa possa funcionar plenamente e ainda gerar os resultados que dela são esperados, é preciso que se disponha de recursos essenciais para esse funcionamento. Os principais são: recursos físicos, financeiros, intelectuais e humanos.

Obviamente que o modelo de negócio vai influenciar nos tipos de recursos necessários e na maneira com que eles serão organizados dentro da empresa.

 

7 – Atividades-chave:

As atividades-chave de toda empresa funcionam como a espinha dorsal capaz de mantê-la de pé. Essas atividades também variam de acordo com cada negócio, mas podemos destacar certos tipos que estão presentes em quase toda empresa: desenvolvimento de software, marketing, produção e etc.

 

8 – Parcerias principais:

As parcerias de uma empresa funcionam como fontes de ideias e recursos que podem ser usados para otimizar processos, reduzir riscos ou até mesmo adquirir mais recursos. Das relações de parcerias mais comuns, podemos listar: alianças estratégicas entre não competidores, competição, parcerias estratégicas entre concorrentes, joint ventures, relação comprador-fornecedor etc.

 

9 – Estrutura de custo:

Nas divisões do Canvas, a Estrutura de Custo serve para descrever os principais custos de determinado modelo de negócio, sejam eles fixos ou variáveis.

 

 

 

O que a Matriz SWOT tem a ver com 2018?

A potência da empresa e o que ela representa para o mercado. As dinâmicas do mercado e como essas interferem no crescimento de sua empresa.

Essa relação de troca acontece o tempo todo e é inevitável para qualquer negócio. Portanto, conhecer bem as características desse trânsito é algo fundamental para que o sucesso possa ser alcançado.

E a Matriz SWOT é a ferramenta ideal para lhe auxiliar nesse processo. Através dela, quatro indicadores poderão ser identificados e medidos: Força, Fraqueza, Ameaça e Oportunidade.

 

1 – Forças

As forças da sua empresa são as vantagens que ela possui em relação à concorrência direta, do mesmo segmento.

 

2 – Fraquezas

As fraquezas da empresa indicam quais suas desvantagens em relação à concorrência, dentro do mercado em que atua ou pretende atuar.

 

3 – Ameaças

E quanto às forças externas que podem atrapalhar ou colocar sua empresa em desvantagem? Aí é que entra o indicador das Ameaças.

 

4 – Oportunidades

Para além das ameaças, as Oportunidades também influenciam as dinâmicas da empresa dentro de seu mercado de atuação, contribuindo positivamente para o seu desempenho externo.

 

O Balanced Scorecard e as quatro soluções para 2018

O Balanced Scorecard (BSC) é um sistema de mensuração de desempenho. Ele é importante, pois cumpre a função de traduzir a missão da empresa em um conjunto de medidas de desempenho coerente com suas diretrizes.

A Missão, a Visão e até mesmo os Valores de uma empresa, para além do sentido simbólico que possuem, devem funcionar também para caracterizar e aperfeiçoar a prática.

O BSC é a ferramenta que melhor promove a transformação da identidade da empresa em ações concretas que contribuem para sua performance no mercado.

 

Podemos pensar o BSC a partir de quatro soluções:

 

1 – Solução financeira:

  • Crescimento e mix de receita;
  • Novos produtos, serviços, clientes e mercado;
  • Novas relações de vendas e estratégia de preços;
  • Relação custo/melhoria de produtividade;
  • Produtividade dos colaboradores;
  • Redução de custos e despesas operacionais;
  • Ciclo e giro de caixa;
  • Melhoria da utilização dos ativos;
  • Medidas da administração de riscos;
  • Lucro e valor agregado por empregado.

 

2 – Solução para o relacionamento com os clientes:

  • Participação de mercado
  • Número de clientes
  • Clientes por empregado
  • Captação de clientes
  • Retenção de clientes
  • Clientes perdidos
  • Satisfação, lealdade
  • Imagem da marca
  • Lucro, ou por cliente ou por segmento

 

3 – Solução para os processos internos:

  • Percentual de vendas gerado por novos produtos
  • Lançamento de novos produtos versus lançamento da concorrência
  • Inovações no processo de gestão
  • Tempo de desenvolvimento de novos produtos
  • Entrega eficiente de produtos
  • Serviços pós-venda
  • Operações internas
  • Gerenciamento da marca
  • Qualidade de produção

 

4 – Solução para aprender e crescer:

  • Satisfação, retenção e produtividade dos funcionários
  • Reciclagem da força de trabalho
  • Capacidade dos sistemas de informação
  • Motivação
  • Empowerment e alinhamento
  • Sugestões apresentadas e implementadas
  • Medidas de alinhamento individual e organizacional
  • Medidas de desempenho da equipe

 

O BSC e o Plano de Ação de sua empresa:

Antes de começar no calendário e na realidade dos dias, 2018 começa no plano de ação. O BSC é o melhor parceiro na construção desse roteiro útil para orientar sua gestão ao longo dos próximos 12 meses.

E nós aqui da Marco Contabilidade & Gestão gostaríamos que você soubesse que pode contar conosco para começar a planejar o próximo ano.

Muitas oportunidades irão surgir. Portanto, esteja preparado desde já para aproveitá-las ao máximo.

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