Blog

3 competências essenciais para o sucesso do seu negócio

3 competências essenciais para o sucesso do seu negócio

19/12/2019

O que faz o sucesso de um negócio?

Há muitos aspectos envolvidos nessa “ciência”, é claro – reunir as melhores ferramentas, aplicar técnicas que ajudem a mapear riscos e oportunidades, fazer bons investimentos e distribuir bem os recursos são apenas algumas das práticas associadas à manutenção de um negócio. Mas há ainda uma série de competências que precisam ser enxergadas primeiramente por você, empreendedor.

Nesse artigo, listamos de forma bem simples três competências que podem mudar o rumo da sua empresa. Ao valorizá-las, todo o posicionamento estratégico pode ser transformado para manter o foco naquilo que realmente pode trazer bons resultados e o crescimento desejado. Acompanhe o porquê!

 

1.     Valorize os números

É possível afirmar que os problemas mais recorrentes que levam à falência de empresas estão relacionados à perda do controle financeiro do negócio – o empreendedor tem um esforço em fazer o negócio seguir e funcionar no sentido operacional, mas falha em acompanhar atentamente a evolução dos números mais importantes para o sucesso financeiro; quando os problemas começam a aparecer, é tarde demais para correr atrás do prejuízo.

É por isso que se recomenda colocar a gestão financeira como prioridade desde o nascimento da empresa, de modo a estabelecer um controle periódico fundamental que ajudará a manter um panorama atualizado do fluxo de caixa, prever possíveis crises e ainda planejar o futuro.

Os esforços na gestão financeira permitem que o empreendedor trabalhe com um orçamento claro, que funciona como um verdadeiro guia de imenso valor estratégico. Orçamentos atualizados em mãos, sejam operacionais ou financeiros, possibilitam indicar as melhores escolhas de forma embasada e ainda simular situações e consequências com estimativas bem mais reais, para chegar aos objetivos que se estabelece.

Números confiáveis também são encontrados nos relatórios gerenciais e financeiros, que muito frequentemente são negligenciados na administração da empresa e enxergados apenas como formalidades burocráticas. O apoio de uma Contabilidade Consultiva no aspecto financeiro é o diferencial nesse momento: Que tal contar com uma contabilidade que realmente entregue relatórios e análises que possam fazer o negócio crescer, para além do cumprimento das obrigações legais?

Ainda que não façam parte da rotina diária, dedicar tempo para a elaboração de orçamentos financeiros e operacionais, bem como para a análise de relatórios gerenciais, pode ser a garantia de sobrevivência do negócio a longo prazo.

 

sucesso-financeiro-negocios

 

2.     Controle resultados

O controle da evolução dos resultados é, na prática, uma consequência da valorização dos números que acabamos de identificar.

Isso porque a elaboração de relatórios e orçamentos cria um histórico para análise de indicadores financeiros, que permite também estabelecer um comparativo entre os planejamentos e os resultados efetivos.

Controlar os resultados é, portanto, a forma mais eficaz de aprender a partir da experiência, respondendo a questionamentos fundamentais, como: O que fizemos certo? Onde erramos e o que pode ser feito para evoluir? O quanto crescemos e como obter resultados melhores? Essas perguntas podem salvar um negócio!

 

3.     Monte um time confiável de funcionários e parceiros

Como ser capaz de construir excelência em todos os setores de sua empresa, com tantas responsabilidades ao mesmo tempo na sua mão, enquanto gestor? A resposta está na construção de um bom time para andar ao seu lado.

Para saber mais sobre o tema, leia o artigo “Sua empresa é autogerenciável?

Especialmente nas fases iniciais do negócio, é bastante comum que o empreendedor busque ter ao seu lado pessoas de confiança que já fazem parte do seu convívio, como parentes ou amigos, e não há nenhum problema nisso – contanto que esteja sendo levada em conta a importância da devida capacitação para as funções. Em outras palavras, nada de buscar mão-de-obra mais econômica deixando de lado áreas chave para o funcionamento do negócio, em especial a sistematização do controle financeiro.

Se já vimos que a gestão financeira deve ser prioridade, é preciso estar atento para ter ao seu lado pessoas com o conhecimento técnico necessário para manter o negócio e preocupadas em acompanhar sua evolução diariamente.

Isso significa tanto construir uma boa equipe interna como também encontrar parcerias confiáveis para ajudar o negócio a crescer. No que diz respeito à gestão financeira, a contabilidade é a principal delas.

Aproveite todos os benefícios da Contabilidade Consultiva para ter ao seu lado um contador que conhece profundamente o seu negócio, se preocupa em transmitir de forma clara e precisa relatórios e informações valiosas para ver seu crescimento e acompanha todos os passos para indicar caminhos e necessidades. Para o gestor, esse é um ponto de apoio que traz resultados rápidos e facilmente notáveis!

Conheça o serviço da MARCO Contabilidade Consultiva.

Posts Relacionados

Como utilizar a DRE para cortar despesas do negócio

Como utilizar a DRE para cortar despesas do negócio

data 10/03/2020

Quando a necessidade é enxugar gastos e cortar despesas para afrouxar as contas do mês, um documento muitas vezes negligenciado entre a papelada contábil pode ser a chave: a Demonstração de Resultados, ou DRE.

Continuar Lendo >>
Conheça os primeiros passos para abrir seu próprio negócio

Quais são os primeiros passos para abrir seu próprio negócio?

data 02/03/2020

Abrir um novo negócio exige uma preparação que vai bem além da obtenção dos recursos financeiros iniciais. Há orientações que, se seguidas ainda nos primeiros passos do empreendedor, são determinantes para se proteger dos riscos envolvidos nessa atividade.

Continuar Lendo >>
WhatsApp no Trabalho: Permitir ou Proibir?

WhatsApp no Trabalho: Permitir ou Proibir?

data 23/12/2019

Se por um lado o WhatsApp traz facilidade na comunicação, por outro, há bastante preocupação quanto à queda da produtividade por conta da liberação do aplicativo no ambiente de trabalho. Como administrar o tempo para utilização do WhatsApp no horário comercial (e até fora dele)? Será que a solução é proibir?

Continuar Lendo >>

Agende uma apresentação agora mesmo!

Clique aqui