Blog

Como utilizar a DRE para cortar despesas do negócio

Como utilizar a DRE para cortar despesas do negócio

10/03/2020

Equilibrar as contas é um dos principais desafios enfrentados na rotina de quem administra um negócio, especialmente em períodos de crise como o enfrentado pelo Brasil nos últimos anos.

Para cumprir esse desafio, poucos empreendedores valorizam, realmente, o papel da contabilidade e suas análises mensais. Para além das obrigações acessórias, os números e documentos apresentados pela contabilidade podem salvar seu negócio!

Quando a necessidade é enxugar gastos e cortar despesas para afrouxar as contas do mês, um documento muitas vezes negligenciado entre a papelada contábil pode ser a chave: a Demonstração de Resultados, ou DRE.

Você sabe como utilizar adequadamente a DRE para cortar despesas do seu negócio? Temos as dicas nesse artigo!


 

DRE - Demonstração do Resultado de Exercício: Entenda o documento

Um dos documentos mais conhecidos na contabilidade das empresas, a Demonstração de Resultados (também chamada somente de DRE) é um relatório que reúne as atividades financeiras principais do negócio no período de análise.

Basicamente, são dispostos em linhas diferentes os números referentes às receitas, custos e despesas. Ao fim, com base nesses números, o DRE expõe o resultado líquido do exercício, permitindo analisar como foi o equilíbrio das contas no período de análise (ou seja, receitas menos gastos totais).

Leia também: 5 Indicadores de desempenho fundamentais para gestão obtidos facilmente no DRE de sua empresa

 

Como utilizar o DRE para reduzir as despesas do negócio?

A Demonstração de Resultados é um relatório importante para ser feito mensalmente, mas o modelo também pode ter um uso estratégico para análises anuais ou semestrais, conforme necessidade.

Com os relatórios mensais em mãos, é indicado que sejam realizadas análises horizontais dos DREs, com o apoio do contador de confiança. Em resumo, basta construir um novo documento que disponha os números mensais lado a lado, em colunas, permitindo acompanhar:

  • Como as receitas e gastos têm evoluído mês a mês;
  • O percentual de variação mensal de cada item.

Apesar de parecer uma atividade bastante simples, tenha certeza que ela trará insights importantíssimos. 

Veja algumas das ações que podem surgir a partir da análise dos números da Demonstração de Resultados.

 

- Corte de despesas operacionais 

Com a simples ação de expor as despesas lado a lado, será possível notar o aumento exacerbado de algumas despesas consideradas padrão, que podem ter duplicado ou até triplicado sem que você sequer tenha notado na correria do dia a dia.

A partir daí, você perceberá com mais clareza caminhos para cortar despesas flexíveis da rotina, que podem vir de diversas fontes, como compra de mantimentos, materiais de escritório, uso exagerado de energia elétrica, investimentos impensados em marketing, dentre muitos outros.

Se o aumento foi notado, é hora de pensar em maneiras de voltar a números mais confortáveis, sem prejudicar o negócio.

 

dre auxilia a cortar despesas do negócio

 

- Renegociação de despesas fixadas em contrato

Na análise das despesas, é possível que você identifique ainda que algumas são mais difíceis de controlar, por se tratarem de valores vinculados a contratos de prestação de serviço. 

Neste momento, analise a possibilidade de buscar renegociações de valor, para aliviar um pouco o peso no bolso. Por exemplo: será que os valores que estão sendo pagos nas contas de telefone e internet estão justos? Que tal buscar os valores da concorrência para usar como base para tentar uma renegociação com seu fornecedor? 

Esse é um esforço que pode afrouxar consideravelmente as despesas fixas mensais do negócio.

 

- Definição de metas com a equipe

Não pense que os insights obtidos com as análises das Demonstrações de Resultados sejam apenas limitados a você, gestor. Pelo contrário, é de grande valia utilizar a análise das despesas para definir como obter mais eficiência com apoio da sua equipe.

Para tanto, é importante envolver todo o time na busca por melhorias contínuas em pontos chave encontrados para a redução de despesas. Além de definir metas para chegar aos resultados almejados, busque meios para motivar sua equipe a alcançá-los e, claro, acompanhe constantemente.

 

Depois de adotar tais medidas, em pouco tempo os resultados serão sentidos: queda nos gastos e, como consequência, folga no lucro líquido para fechar as contas do mês com mais tranquilidade.

Junto a estratégias eficientes voltadas para o aumento de vendas, essa será a solução para alcançar mais lucro no seu negócio!

Posts Relacionados

Conheça os primeiros passos para abrir seu próprio negócio

Quais são os primeiros passos para abrir seu próprio negócio?

data 02/03/2020

Abrir um novo negócio exige uma preparação que vai bem além da obtenção dos recursos financeiros iniciais. Há orientações que, se seguidas ainda nos primeiros passos do empreendedor, são determinantes para se proteger dos riscos envolvidos nessa atividade.

Continuar Lendo >>
WhatsApp no Trabalho: Permitir ou Proibir?

WhatsApp no Trabalho: Permitir ou Proibir?

data 23/12/2019

Se por um lado o WhatsApp traz facilidade na comunicação, por outro, há bastante preocupação quanto à queda da produtividade por conta da liberação do aplicativo no ambiente de trabalho. Como administrar o tempo para utilização do WhatsApp no horário comercial (e até fora dele)? Será que a solução é proibir?

Continuar Lendo >>
3 competências essenciais para o sucesso do seu negócio

3 competências essenciais para o sucesso do seu negócio

data 19/12/2019

Nesse artigo, listamos de forma bem simples três competências que podem mudar o rumo da sua empresa. Ao valorizá-las, todo o posicionamento estratégico pode ser transformado para manter o foco naquilo que realmente pode trazer bons resultados e o crescimento desejado. Acompanhe o porquê!

Continuar Lendo >>

Agende uma apresentação agora mesmo!

Clique aqui