Blog

Por que a contabilidade deve ser prioridade para novos negócios?

Por que a contabilidade deve ser prioridade para novos negócios?

14/11/2019

A abertura de novos negócios é uma decisão importante, que exige primeiros passos bastante cuidadosos, especialmente no quesito financeiro.

Nesse momento, o desafio principal de alcançar o equilíbrio financeiro entre as receitas e despesas é dificultado por uma série de demandas que preocupam e afetam diretamente as contas da empresa, como impostos, taxas, matéria prima, funcionários, entre diversos outros.

Com o objetivo de manter a saúde do negócio, é natural que o empreendedor busque enxugar ao máximo todos os gastos possíveis, incluindo os serviços terceirizados. Há uma forte tendência em incluir nesses “cortes” o serviço de contabilidade, optando com base no preço mais em conta.

O que poucos empreendedores se atentam é que negligenciar a importância da contabilidade nos primeiros passos da empresa pode colocar em risco o próprio futuro do negócio. Entenda!

 

Pequenos negócios devem valorizar as informações contábeis

O primeiro erro bastante comum na escolha do contador para o novo negócio é considerar que, dado o tamanho e porte inicial da empresa, há pouca complexidade nos serviços exigidos e, por isso mesmo, a economia na escolha da contabilidade não fará diferença.

Esse é um pensamento perigoso porque pode colocar o negócio sob as mãos de um serviço de contabilidade pouco personalizado, que desconsidera as especificidades do mercado em que a empresa se encontra e, principalmente, que entrega informações contábeis de pouca qualidade e utilidade para o negócio. O que são tais informações contábeis?

É importante delimitar, antes de tudo, que elas não são aqueles relatórios arquivados apenas para prestações de contas para o Governo, que se limitam ao cumprimento das obrigações legais.

A realidade é que o profissional contábil lida diariamente com um enorme volume de informações e dados preciosos para a realização de inúmeras análises e decisões estratégicas para a gestão do negócio. Uma contabilidade clara e eficiente está apta a utilizar todas essas informações e números de maneira precisa para auxiliar, efetivamente, no crescimento da empresa

Na prática, o contador passa a atuar também como um consultor do negócio.

 

contabilidade-novos-negocios

 

Contabilidade consultiva: Chave para o crescimento de negócios

A contabilidade consultiva é uma tendência que expõe o novo papel do contador junto aos gestores: um profissional que atua de forma a garantir a saúde do negócio e, ainda, traz leituras e indicadores que permitam antever problemas e administrar a rotina do negócio com mais precisão.

O serviço é oferecido em diferentes formatos, geralmente incluindo reuniões periódicas para a apresentação de relatórios gerenciais e demais serviços de consultoria. Imagine contar, em um período tão delicado como os primeiros anos da empresa, com os conselhos e o apoio de um profissional que domina os números mais importantes para o seu segmento de atuação e pode te ajudar a efetivamente ir mais longe?

Para os novos negócios, especialmente, esse é um passo fundamental para acompanhar de forma minuciosa os dados que exigem maior atenção e podem passar despercebidos na rotina, como endividamento, nível de caixa, eficiência dos estoques, entre outros. Além disso, é possível analisar decisões futuras com base nos números reais do negócio, evitando riscos e prejuízos desnecessários.

Em resumo, portanto, a contabilidade consultiva entrega ao gestor um diagnóstico geral, do aspecto financeiro e estratégico do negócio.

Com números mais bem aproveitados e a inteligência da contabilidade, os bons resultados são garantidos!

 

O empreendedor que decide investir mais no seu serviço de contabilidade para contar com o apoio mais próximo do seu contador, alcança resultados a curto, médio e longo prazo, com o crescimento sustentável da sua empresa. 


Quer saber como o serviço de contabilidade consultiva pode ajudar o seu negócio? Entre em contato.

Posts Relacionados

O que você pode aprender com as metas não cumpridas de 2019

O que você pode aprender com as metas não cumpridas de 2019

data 03/12/2019

Parece que todo mundo quer se ver livre logo de 2019. Uns dizem que foi um ano ruim, repleto de notícias desagradáveis. Para os que consideram que foi um ano bom, a ansiedade pelo que 2020 pode trazer de ainda melhor também estimula a pressa da virada daqui a poucas semanas.

Continuar Lendo >>
Vamos avaliar 2019: como foram os resultados financeiros da sua empresa?

Vamos avaliar 2019: como foram os resultados financeiros da sua empresa?

data 03/12/2019

Agora que 2019 já está acabando, quando você olha para os meses que passaram e todas as decisões tomadas, sua sensação é a de que os acertos superaram os erros? Só existe uma maneira de identificar com precisão se saldo de um ano inteiro termina no positivo ou no negativo: analisando os indicadores da gestão financeira.

Continuar Lendo >>
Você sabe como fazer seu planejamento estratégico, tático e operacional para 2020?

Você sabe como fazer seu planejamento estratégico, tático e operacional para 2020?

data 03/12/2019

No calendário, 2020 só começa no dia primeiro de janeiro, no entanto, aí no meio de seus planos, ele deve começar agora. Começar um ano novo sem qualquer planejamento é como sair para viajar sem saber o destino para onde se vai ou os custos no meio do caminho.

Continuar Lendo >>

Agende uma apresentação agora mesmo!

Clique aqui