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Contador Consultor: descubra como sua empresa poderá usufruir melhor desse serviço

Contador Consultor: descubra como sua empresa poderá usufruir melhor desse serviço

20/07/2017

A relação entre empresário e contador é uma das mais importantes para a sobrevivência da empresa e faz parte da rotina de quem precisa gerir um negócio.

Você já parou para refletir mais sobre essa parceria? Você sente que ela poderia render melhores frutos e ser aproveitada de maneira mais inteligente e estratégica, beneficiando a saúde financeira da sua empresa?

Se sua resposta for sim, isso não quer dizer que sua expectativa sobre seu contador está alta demais em relação ao papel que ele pode cumprir. Isso apenas mostra que você é um empresário conectado aos novos tempos e ainda tem mais: você não está sozinho, muitos outros gestores pensam a mesma coisa.

É sobre isso que vamos falar neste texto!

 

 

O que os empresários pensam dos contadores

 

Recentemente, o Sebrae realizou a pesquisa Relações das MPE com os contadores e as opiniões de 6.054 empreendedores foram coletadas e alguns apontamentos se revelaram interessantes:

 

  • 72% das empresas utilizam serviços de contabilidade;
  • 69% das empresas se relacionam somente com um contador ou escritório;
  • 97% utilizam serviços básicos, como obrigações trabalhistas, tributárias e folha de pagamento;
  • 50% das empresas conversam com o contador, no máximo, duas vezes por mês.

 

Para além de todos esses hábitos, a pesquisa também mostra como é a expectativa dos empresários em relação ao que eles gostariam que o serviço de contabilidade fizesse para suas empresas. Será que você se identifica? Confira:

 

  • 84% acham que o Planejamento Tributário poderia ser mais ofertado pelos contadores.
  • 79% acreditam que o profissional contábil deveria oferecer mais recomendações para melhorar o negócio.
  • 53% dizem que as informações do contador ajudam a tomar decisões no dia a dia.
  • 68% dizem ter usado essas informações para rever a estratégia do negócio.
  • 61% dos empreendedores se mostram dispostos a pagar algo a mais para o contador que prestar serviço de consultoria.

 

 

Contador e consultor

 

Como é possível perceber na pesquisa realizada pelo Sebrae, mais da metade dos empresários estariam dispostos a pagar pelo serviço de consultoria de um contador.

Essa disposição revela algo que vai além de um mero dado de pesquisa. O gestor de uma pequena ou média empresa está cuidando de um negócio ainda em fase de crescimento, portanto carente de decisões corretas e assertivas.

Geralmente, essas empresas não possuem ainda um faturamento robusto ou uma consolidação no mercado, e por isso mesmo qualquer erro sempre pode trazer consequências mais graves do que aparentam previamente.

O serviço de consultoria serve para oferecer uma assistência rica de conhecimento estratégico, ou algo que vai além disso, uma parceria perspicaz para construir consensos benéficos, sustentáveis e lucrativos.

 

 

O contador como consultor financeiro

 

Com o suporte de um contador agindo como Consultoria Financeira, sua empresa ganha muito mais na qualidade dos diagnósticos das situações, nas propostas de resoluções e nas implementações das ações.

A Consultoria Financeira poderá trabalhar com foco em quatro frentes: 1 – Conciliação bancária; 2 – Controle de Inadimplência e Contas a pagar; 3 – Análise mensal; e 4 – Fluxo de caixa futuro.

 

1 – Conciliação Bancária

A Conciliação Bancária é a ação de confronto entre saldos, entradas e saídas da conta da empresa nos bancos, com foco na movimentação esperada da receita e da despesa. Essa ação permite, por exemplo, examinar todos os lançamentos nos extratos bancários e compará-los com o controle financeiro de pedidos de venda e contas a pagar.

Com essa ação, as empresas viabilizam as conferências das entradas via cartões de crédito e as vendas realizadas via boleto bancário, aperfeiçoando a capacidade analítica da organização.

 

2 – Controle de inadimplência e contas a pagar

O dinheiro que move as atividades da empresa vem dos clientes. Portanto, se eles não cumprirem com as obrigações de pagamento, dores de cabeça poderão surgir. Esse acompanhamento pode e deve ser feito com inteligência e estratégia, de modo a analisar as características de cada cliente, o histórico, ou até mesmo a avaliação de um limite aceitável de inadimplência e as formas de pagamento mais condizentes com o perfil e os objetivos da empresa.

Tudo isso também tem a ver com o rigor no controle de todas as contas a pagar e a receber dentro da rotina financeira. Nem sempre o gestor conseguirá dedicar tempo e concentração para essas tarefas, ou se o fizer, outras frentes estratégicas ficarão desamparadas. A consultoria existe justamente para acabar com esse impasse. 

 

3 – Análise mensal

A atividade do contador está diretamente ligada ao dia a dia da empresa.

A partir da análise de impactos financeiros diversos, como gastos, receitas, contratos futuros e etc, a empresa pode então contar com o profissional da contabilidade para lhe orientar a partir de informações que partem das características financeiras do negócio.

 

4 – Fluxo de caixa futuro

O Fluxo de Caixa Futuro é uma das principais ferramentas eficazes para auxiliar no gerenciamento. Com ela, é possível receber os dados financeiros de todas as áreas da empresa (vendas, compras, recebíveis, aplicações, receitas, despesas e previsões), além de prever se haverá dinheiro sobrando ou faltando, dando condição para que um planejamento prévio seja feito, adiantando situações diversas, bem como soluções.

Um Consultor Contábil será capaz de implantar um método de gestão financeira, modelando os processos, capacitando as pessoas e configurando o software, para que o empresário possa dominar os números do negócio.

 

 

O contador como consultor em processos

 

Tudo o que você mais quer é ver sua empresa crescer, conquistar novos mercados, aumentar as vendas, contratar novos funcionários, abrir filiais em outras regiões e por aí vai.

 

  • Quanto maior a empresa é, maior é sua estrutura interna e assim também acontece com seus processos, que se tornam mais complexos e volumosos.

 

Todas essas questões não devem intimidar o empreendedor no sentido de se esforçar para fazer seu negócio crescer. Uma consultoria de processos cumpre a função de ser o braço direito do empresário nesse sentido.

Uma empresa com um contador que também atua como consultor de processos, acaba contanto com um auxílio para a construção de 5 estratégias eficazes:

 

  1. Mapeamento: responsável por coletar informações sobre todos os processos e então produzir um banco de dados rico para ser analisado na busca por aperfeiçoamentos;
  2. Modelagem: é o desenho do fluxo de processos, fundamental para trazer clareza e organização às tarefas;
  3. Oportunidade de melhoria: nasce a partir da análise das etapas anteriores, identificando gargalos que podem está impedindo o aumento da produtividade e desperdiçando recursos.
  4. Implantação e padronização: é a definição de como o processo deve ser executado. Através da padronização, qualquer colaborador com qualificação necessária para tal atividade poderá entrar no processo e executar as tarefas.
  5. Monitoramento: Após a implantação de novos processos, o que vem depois é o acompanhamento. É algo que dá para ser feito a partir de indicadores de desempenho e servem para mensurar os resultados.

 

 

Num primeiro momento, todas essas etapas podem parecer algo de difícil realização. Mas talvez seja cansativa para o empresário, que além dessa preocupação, também precisa se manter focado em várias outras frentes.

Um Consultor Contábil pode auxiliar na implantação de um modelo de excelência na gestão, permitindo medir, monitorar e melhorar o desempenho da empresa.

 

 

O contador como consultor de estratégia

 

Onde a empresa está agora? Onde a empresa quer estar daqui a 5 anos? Por quê?

Esses são exemplos de perguntas que podem ser respondidas a partir do auxílio de uma consultoria estratégica. Enquanto os serviços mais tradicionais de consultoria são focados em operações ou processos específicos, aqueles focados na construção de estratégias atuam num nível mais amplo.

Dos ganhos possíveis, a construção de uma visão de longo prazo fundamentada em elementos seguros, fazendo com que a empresa possa caminhar com previsibilidade e sempre aproveitando as melhores oportunidades.

Um dos setores da empresa que mais ganha com uma consultoria estratégica é a área comercial, passando também pelo marketing, e influenciando até a imagem da empresa diante da concorrência e dentro do mercado.

 

O processo estratégico de uma empresa cumprir o seguinte fluxo:

 

 

1 – Análise: No ambiente interno, deve ser realizado um diagnóstico sobre as forças (pontos fortes) e fraquezas (pontos fracos), identificando quais são as reais capacidades da organização. No ambiente externo, devem ser identificadas as oportunidades (pontos positivos) e ameaças (pontos negativos), observando o cenário que se apresenta “porta para fora” da empresa. Com esse diagnóstico realizado, será possível definir onde a empresa está atualmente e onde ela quer chegar no futuro.

2 – Formulação: Feito o diagnóstico inicial, é o momento de definir as estratégias, ou seja, como a organização vai sair do ponto onde está atualmente para o ponto futuro desejado. Isso ocorre através da definição das diretrizes estratégicas (negócio, missão, visão e valores) e do plano de ação estratégica, utilizando a ferramenta do 5w2h (O que? Por que? Como? Quando? Quem? Quanto? Onde?).

 

 

3 – Implantação: Definido o plano de ação estratégica, é hora de arregaçar as mangas e colocar tudo em prática. As ações devem ser executadas conforme foram planejadas (um erro muito comum das empresas é executar tarefas de maneira diferente das quais foram estipuladas) e os resultados devem ser medidos e monitorados, para que sejam adotadas as ações corretivas e preventivas.

 

Um Consultor Contábil pode auxiliar na elaboração desse plano estratégico, contribuindo ativamente em cada etapa, para que a empresa alcance o futuro tão sonhado.

 

Vamos conversar sobre este assunto ainda hoje?

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Conte conosco para construir uma relação pautada pelo crescimento constante e ininterrupto.

 

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