Blog

Descubra o segredo das pequenas empresas que deram certo

Descubra o segredo das pequenas empresas que deram certo

02/10/2017

Nada melhor do que um bom exemplo para nos inspirar, não é mesmo?

Sabemos que todo empreendedor é movido por ação, no entanto, a inspiração também serve para aguçar a vontade de fazer acontecer.

Todos sabem que empreender no Brasil não é fácil, trata-se de uma prática reservada aos corajosos. E coragem não é a ausência de medo, mas sim a capacidade de lutar por um objetivo, superando o medo. Se você aí do outro lado lendo este texto se reconhece como alguém cheio de coragem, então vá até o fim deste artigo, ele foi feito para você!

 

O diferencial está naquele que sobrevive

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao ano de 2015:

  • 22,8% dos negócios iniciados no país não superam o primeiro ano de vida.

Apesar desses dados, ainda existem aquelas pequenas empresas que dão certo. Elas estão em atividades diversas, em setores variados e também em diferentes regiões. Portanto, não se trata de um grupo homogênio.

  • Mas o que será que une esses exemplos de sucesso que estão espalhados dentro de tanta diversidade?

Prepare-se para conhecer as características que são comuns a todas essas empresas.

 

 

1 – Planejamento como ele deve ser

Das pequenas empresas que deram certo, o planejamento não é entendido como uma prática que ocupa o lugar do “a priori”, mas está no exercício do constante.

Antes de abrir a empresa ou com o negócio já em andamento, nenhum passo é dado sem que faça parte de uma estratégia.

Um gestor consciente sabe que deve planejar para começar, mas também para sobreviver. Assim como para crescer, para comprar, para vender, para cobrar, para tomar um empréstimo, para sair do vermelho e até mesmo para encerrar as atividades, se for o caso.

Ao gestor também cabe a perspicácia de saber não ser refém do planejamento estratégico quando este não compreender algo novo que vier a surgir no meio do caminho. E, quando isso acontecer, essa será a hora de ajustar, corrigir e aperfeiçoar tanto o planejamento inicial quanto as práticas que vierem dele.

 

2 – Ferramentas de gestão são importantes para a tomada de decisão

Um dos segredos das empresas que deram certo é o de saberem como acertar mais do que errar. E fazem isso levando em conta a realidade do negócio de maneira precisa.

  • Não é possível consolidar uma gestão eficiente se ela não for embasada em dados e informações precisas e verdadeiras.

Nesse sentido, as ferramentas de gestão podem cumprir um papel essencial. Análise SWOT, Plano de Ação 5W2H, Ciclo PDCA e tantas outras se firmam como parceiras das empresas que são bem sucedidas logo nos primeiros anos.

Essas ferramentas, quando bem utilizadas, contribuem para:

  • Diante de tantas atividades e tarefas no dia a dia, e todas elas com aspecto de prioridade, como decidir por onde começar? O auxílio de uma ferramenta de gestão pode fazer com que tal percepção seja feita com muito mais clareza;
  • Trazer uma consciência de que o sucesso não depende necessariamente de reinventar a roda da gestão, mas de simplesmente garantir que todos os processos estejam organizados e funcionando em prol de fazer a empresa acontecer.
  • Leia o artigo "Você precisa de um plano de ação".

 

3 – Tecnologia é aliada indispensável

Desperdício (de tempo, recursos humanos e materiais) não é algo permitido no dia a dia das pequenas empresas que deram certo. E a tecnologia é uma importante aliada que contribui para o cumprimento desse jeito austero de ser.

Quatro recursos oferecidos pela tecnologia:

1 – Automatização de processos: Temos aqui um recurso que permite a integração de todas as áreas de uma empresa, diminuindo os ruídos entre setores importantes como vendas, estoque e financeiro, por exemplo;

2 – Compartilhar e armazenar: Por meio do Armazenamento em Nuvem, a empresa consegue guardar muito mais arquivos, dados e informações estratégicas, de maneira muito mais segura e com acesso facilitado por todos os colaboradores, se esse for o ideal;

3 – Sistema de gestão online: Rapidez, infinidade de recursos e uma sintonia inteligente entre todos os processos internos são alguns dos fatores que podem ser concretizados a partir de uma gestão informatizada e conectada;

4 - Backoffice qualificado: Este recurso pode trazer benefícios preciosos, como: diminuição das taxas de desperdício, aumento da motivação dos colaboradores e consequentemente um maior nível de satisfação dos clientes.

 

4 – A centralidade e o rigor da gestão financeira

O cuidado com o caixa da empresa é um dos fatores centrais que garante o sucesso das pequenas empresas. É importante manter uma gestão financeira profissional, em que o gestor possa saber da importância de separar as finanças da empresa das finanças pessoais.

A Gestão Financeira em 3 pontos:

1 – Tenha muita atenção para o controle das contas a pagar e a receber;

2 – Dedicar-se ao fluxo de caixa é algo fundamental para que depois possa se fazer uma análise de resultados muito mais precisa e eficaz.

3 – Cuide da Gestão Orçamentária, ela permite a comparação entre despesas e receitas previstas e realizadas, fazendo com que os compromissos financeiros da empresa sejam quitados em dia, sem incidência de juros e multas;

 

5 – O suporte de um contador consultor

As pequenas empresas que deram certo não tomam para si um risco desnecessário, uma vez que um profissional especializado pode dar conta com muito mais expertise.

Serviços básicos de contabilidade, como cálculo de impostos, emissão de folha de pagamentos são fundamentais para que a empresa mantenha a conformidade legal e não cometa erros que podem gerar multas e juros que acabam impactando o caixa. 

O bacana é que a parceria entre empresa e contador pode ir muito além do básico, ela também pode abrir novos caminhos dentro da dimensão estratégica.

Um bom serviço de contabilidade também oferece serviços de Consultoria Organizacional, auxílio na Gestão Financeira e ainda Otimização de processos internos, envolvendo outras áreas da gestão do negócio.

Leia o artigo "Contador Consultor: descubra como sua empresa poderá usufruir melhor desses serviço".

 

 

Sua empresa vai fazer parte de qual estatística?

As pequenas empresas que deram certo são merecedoras de tal sucesso, sobretudo porque fazem questão de trilhar por caminhos seguros e consistentes.

Mas, e você, será que suas práticas atuais permitem que sua pequena empresa possa vir a sobreviver no futuro?

Se isso ainda é uma dúvida, nós aqui da Marco Contabilidade & Gestão podemos lhe ajudar a transformá-la na certeza de que tudo dará certo e de que crescimento pode ser algo consolidado.

Vamos juntos fazer a sua empresa dar certo? 

Posts Relacionados

Contador, o que fazer em uma visita comercial?

Contador, o que fazer em uma visita comercial?

data 05/11/2018

Qual o valor de uma visita comercial?

Continuar Lendo >>
Como abrir uma empresa?

Como abrir uma empresa?

data 25/09/2017

Muitos brasileiros sonham em ter o próprio negócio. Como se sabe, o processo para abrir uma empresa é burocrático e dividido em várias etapas. O empreendedor precisa saber de cada detalhe no qual ele está lidando.

Continuar Lendo >>
MEI, EI, EIRELI, LTDA e SA: o que você precisa saber sobre cada tipo de estrutura societária

MEI, EI, EIRELI, LTDA e SA: o que você precisa saber sobre cada tipo de estrutura societária

data 23/05/2017

Quer abrir uma empresa e não pensa em ter sócios? Então é importante que você leia este texto, pois ele poderá te ajudar a compreender melhor que realmente não é necessário ter sócio para se construir uma empresa.

Continuar Lendo >>

Agende uma apresentação agora mesmo!

Clique aqui