Blog

A importância do contador consultor para o profissional da área veterinária

A importância do contador consultor para o profissional da área veterinária

20/05/2019

Segundo o IBGE, 42% das empresas fecham as portas antes de completar 5 anos*. A que atribuir esse número?

É possível afirmar que, em boa parte dos casos, os problemas que culminam no insucesso de negócios estão associados à gestão do caixa. Assim como na vida pessoal, o controle financeiro de uma empresa é determinante na tomada de boas decisões e para a avaliação da direção a que estão sendo dedicados o tempo, a energia e os recursos disponíveis, de acordo com os objetivos buscados.

Em um segmento tão competitivo como o veterinário, dominar os números do negócio é condição para garantir a sobrevivência e o crescimento.

A seguir, você entenderá como o controle financeiro traz benefícios na área veterinária e a importância da gestão estratégica para esses negócios. Acompanhe!

Os principais erros cometidos pelas empresas da área veterinária

A ausência do controle financeiro nos negócios veterinários é refletida em diversos aspectos que colocam em risco o futuro dos mesmos, à medida que diminuem a visão detalhada sobre os números nos diferentes aspectos que devem ser observados.

Há algumas falhas consideradas mais comuns no aspecto financeiro das empresas de veterinária:

1)    Misturar as contas pessoais com as contas empresariais

Os negócios familiares são comuns no setor, o que significa que é preciso reforçar a necessidade de separar o dinheiro da empresa do dinheiro da família. A justificativa mais importante diz respeito ao aspecto legal, já que a não separação fere a legislação e coloca o negócio sob o risco de multas.

Para além dele, existe ainda uma grande chance de o empresário retirar mais dinheiro do que o negócio está preparado para fornecer no momento, ameaçando a sobrevivência da empresa e, consequentemente, das famílias que dependem dela.

2)    Não realizar reuniões de sócios

Nos casos de sociedade empresarial, ignorar uma rotina de reuniões mensais para analisar o desempenho financeiro da organização e projetar os próximos passos é colocar o negócio em risco direto.

Os encontros são momentos importantes para identificar a posição atual da empresa e alinhar expectativas dos sócios, o que dá a oportunidade de adotar ações corretivas e preventivas.

3)    Ausência de plano de negócios

Por fim, é comum encontrar empresas que não têm um plano de negócio. Os resultados: falta clareza sobre para onde ir, não se tem um orçamento de receitas e despesas para os próximos meses e não se desenvolve um plano de marketing para atrair, converter e fidelizar clientes.

Todos esses erros têm em comum a relação direta com a gestão do negócio. Quando identificados, é o momento de ajustar os passos, e o auxílio profissional será essencial para indicar os melhores caminhos. O Contador Consultor é o profissional ideal para atender a tais necessidades.

contador consultor para veterinarios

Como organizar a casa no aspecto financeiro?

Os veterinários, assim como outros profissionais, precisam manter o foco na alma do negócio, no atendimento ao cliente e na atualização de seus conhecimentos técnicos. Ao gastarem seu tempo escasso com muitas atividades administrativas e burocráticas, há menos disponibilidade e tranquilidade para fazer o mais importante, que é salvar a vida de animais e proporcionar felicidade a seus donos.

O caminho mais indicado, portanto, é delegar as atividades de gestão, como o controle financeiro, para profissionais competentes, com experiência na área, que consigam entregar um resultado de qualidade. Caso a empresa veterinária ainda não tenha condições para contratar funcionários com essa experiência, ela pode contratar um serviço de terceirização do financeiro com uma empresa de Contabilidade Consultiva, que vai processar todas as movimentações e ajudar na análise e tomada de decisão pelos gestores.

  - A contabilidade consultiva para o sucesso da empresa de veterinária

Além de permitir uma maior liberdade para manter o foco nas atividades principais do negócio, a gestão financeira profissional na empresa proporciona mais transparência, clareza e assertividade para a tomada de decisões. Com as oportunidades dadas, o que se tem visto são profissionais veterinários expandindo seus negócios, contratando outros profissionais e até mesmo abrindo novos negócios, sem perder de vista a qualidade de vida – ou seja, o sucesso profissional é alcançado sem prejudicar o tempo com a família e para o lazer.

O contador consultor é capaz, ainda, de trazer para a empresa a visão de que alcançar o sucesso é possível, desde que sejam adotadas boas práticas de gestão, que envolvem, além da gestão financeira:

- Estratégia;

- Gestão de processos;

- Gestão de pessoas;

- Gestão de marketing e vendas;

- Contabilidade gerencial;

- Conformidade legal, dentre outros.

Aí reside a importância da Contabilidade Consultiva para o setor veterinário: assegurar a conformidade legal da empresa e, ao mesmo tempo, implantar e fornecer todo o suporte às ferramentas de gestão que trarão melhores resultados para o negócio.

Quer saber mais sobre como o serviço de Contabilidade Consultiva pode ser implantado no seu negócio? Conheça a Marco Contabilidade Consultiva.

 

*Uol Economia

Posts Relacionados

Como conquistar mais clientes pela internet?

Como conquistar mais clientes pela internet

data 26/07/2019

Aplicar o marketing digital exige esforços em diferentes meios e o conhecimento de alguns conceitos recentes desse universo. Acompanhe as principais dicas nesse artigo!

Continuar Lendo >>
5 motivos para contratar um serviço de terceirização do financeiro para sua empresa

5 motivos para contratar um serviço de terceirização do financeiro para sua empresa

data 24/06/2019

Se antes esse era um desafio para o qual só restava ao empresário se desdobrar na tentativa de abraçar todas as demandas, hoje, a revolução tecnológica do mercado contábil já apresenta soluções para andar ao lado do gestor e auxiliá-lo de forma completa no controle de um setor tão importante para a empresa. A terceirização do setor financeiro é uma tendência a considerar hoje mesmo!

Continuar Lendo >>
Veterinários: Como reduzir em até 60% os impostos

Veterinários: Como reduzir em até 60% os impostos

data 17/06/2019

Você sabia que para o setor de veterinária, desde 2018, há uma oportunidade que permite reduzir os impostos em até 60%? Sim! Ela tem relação com uma mudança referente aos enquadramentos tributários aplicáveis a diversos ramos de atividade, incluindo o veterinário. Entenda em que casos a economia pode acontecer na sua empresa, de maneira totalmente legal!

Continuar Lendo >>

Agende uma apresentação agora mesmo!

Clique aqui