Blog

Os estilos de liderança e seus impactos sobre a equipe e a empresa

Os estilos de liderança e seus impactos sobre a equipe e a empresa

25/05/2017

Existem vários estilos de liderança e a classificação desses tipos não tem a pretensão de colocar o perfil de uma pessoa dentro de um pacote, mas oferecer a possibilidade de uma reflexão importante capaz de conduzir a uma autocrítica.

 

Estudar a relação do líder com seus subordinados é uma prática rica como forma de entender sobre o infinito universo de possibilidades da Gestão de Pessoas.

 

É também uma maneira de amadurecer o tratamento com este capital importantíssimo para o funcionamento de uma empresa: seus colaboradores.

 

Pessoas não são máquinas. Elas aprendem e desaprendem. Precisam de tempo para se adaptar. Elas produzem de uma forma quando estão motivadas e de outra quando desinteressadas. As pessoas passam por fases, possuem anseios e se relacionam com o outro, num processo contínuo de troca, em que experiências de vida flutuam sem parar.

 

Entender sobre o tipo de liderança ideal é pensar e agir estrategicamente para usar toda essa complexidade humana em prol da boa convivência e da busca por resultados.

 

 

Três principais estilos de liderança

 

Dos estudos sobre os estilos de liderança, três se destacam. Abaixo, listamos todas eles e suas principais características.

 

Liderança Autocrática

 

O líder autocrático, em regras gerais, é:

  • É Dominador;
  • É Emite ordens e espera obediência plena dos subordinados;
  • É O líder é temido pelo grupo, que só trabalha quando ele está presente.

 

 

Liderança Democrática

 

O líder democrático em geral é:

  • Interage bem com a equipe e com os indivíduos;
  • Encoraja a participação das pessoas;
  • Preocupa-se igualmente com o trabalho e com o grupo.

 

 

Liderança liberal

 

E o líder liberal se porta mais ou menos assim:

  • Possui fortes características de individualismo;
  • É desagregador;
  • É insatisfeito;
  • Possui certa agressividade;
  • Costuma ser ignorado por sua equipe, que não o respeita tanto.

 

 

 

 

Uma compreensão necessária

 

Antes de detalharmos as características de cada liderança e seus efeitos sobre a equipe e a empresa, é sempre importante lembrar que líderes são pessoas que trazem consigo suas peculiaridades.

 

O estilo de uma liderança sempre traz a influência de toda uma construção de vida a partir de um viés cultural, social, da constituição familiar, da formação acadêmica etc.

 

Ou seja, este texto não pretende esgotar a discussão sobre os vários perfis de liderança. Existe uma distância entre uma classificação e a vivência na prática e ela precisa ser reconhecida.

 

Não trabalhamos com a ideia de encaixotar alguém, mas com o intuito de propor um panorama entre alguns estilos e suas definições. Essa aproximação é um elemento importante que pode ser transformado em ações estratégicas dentro de uma organização, resultando num clima mais agradável e influenciando diretamente e positivamente em todos os resultados.

 

 

 

Liderança autocrática e seus efeitos

 

 

O líder autocrático é aquele que tem como foco de ação a execução das tarefas e o cumprimento de todas as regras sempre dando pouca flexibilidade.

 

Esse tipo de liderança costuma tomar decisões baseadas em suas opiniões e convicções, sem levar em conta o que a equipe pensa sobre determinado assunto.

 

Esse comportamento pode ser ruim para a empresa, pois inibe a cultura de feedback e de construção coletiva. É importante ter a sensibilidade de que os colaboradores, até pela posição que ocupam, possuem informações sobre o funcionamento dos processos sob o ponto de vista da prática, de como as coisas funcionam de verdade.

 

  • A opinião dos colaboradores precisa ser vista como uma ferramenta de regulação da opinião da liderança, aprimorando-a.

 

Outro aspecto ruim desse tipo de liderança é sua pouca sensibilidade para o desenvolvimento de outras lideranças. Ele não consegue perceber o potencial de sua equipe e nem identifica no meio dela talentos que possam ascender em suas carreiras.

 

  • Se o colaborador sabe de seu potencial e sente que não será reconhecido, então ele poderá buscar tal crescimento em outro lugar.

 

Afinal, existem pontos positivos na liderança autocrática?

Sim. Em momentos de crise extrema, quando atitudes firmes, diretas e rápidas precisam ser tomadas, essa liderança poderá agir de modo a não dispersar sua equipe e nem deixá-la confusa sobre sua participação na superação de tal fase ruim. Tal direcionamento também contribui para não deixar a produtividade cair.

 

 

 

A liderança democrática e suas possibilidades

 

 

Estamos falando agora de um perfil que é quase que o oposto do anterior.

 

A liderança democrática se preocupa com o desenvolvimento e a participação de todos os seus liderados. Ele entende essa preocupação como essencial para o bom andamento dos processos. Aqui, a cultura do feedback é um elemento primordial!

 

  • No entanto, vale dizer que a palavra final continua sendo a do líder e ele continua batendo o martelo no final das contas. O que muda é que sua conclusão leva em conta a contribuição coletiva.

 

No dia a dia das empresas, esse tipo de liderança costuma criar um engajamento natural nos colaboradores, que se sentem envolvidos e parte do todo. A relação entre esse líder e seus subordinados é pautada pela preocupação com o desenvolvimento profissional, sempre visando o crescimento e a descoberta de novos talentos.

 

  • Esse líder é lembrado por seus subordinados e costuma deixar um legado positivo na trajetória profissional de quem trabalha ao seu lado.

 

Uma empresa que pretende ter vida longa precisa se preocupar em descobrir e a desenvolver novas lideranças, para que seu trabalho siga por anos e por outras gerações.

 

 

 

A liderança liberal e seus limites

 

 

A liderança democrática é aquela que escuta, mas que no fim das contas é quem decide, dando a palavra final.

 

A liderança liberal avança outro patamar e aqui os liderados atingem outro nível de participação. Aqui, todos os colaboradores são estimulados constantemente a colaborar diretamente com o desenvolvimento da empresa, criando, desenvolvendo e interferindo nos processos em curso.

 

O líder liberal compartilha com todos a definição das maneiras de execução das tarefas e também a fiscalização do cumprimento de todas elas.

 

  • O bom desempenho do perfil liberal está diretamente ligado à maturidade da empresa e sua cultura organizacional.

 

Nesse contexto, é preciso que toda a equipe tenha um nível elevado de entrosamento e que seja formada majoritariamente por pessoas proativas, para que a figura do líder seja mais a de um conselheiro e orientador do que a de um condutor.

 

 

 

Outras lideranças e seus contextos

 

Das variações possíveis, outros tipos de liderança também influenciam todo o ambiente onde estão localizadas:

 

 

A liderança servidora:

 

Para além da descrição do best-seller O Monge e o Executivo, a Liderança Servidora é aquela que entende que sua função é a de proporcionar a seus colaboradores todos os elementos necessários para que possam desempenhar suas funções com segurança, satisfação e conforto.

 

Configurações mais comuns: líder servidor-democrático, líder servidor-liberal.

 

 

A liderança técnica:

 

A liderança técnica é aquela que se estabelece por meio do conhecimento que possui sobre um determinado assunto. Ela é respeitada por ser especialista numa área. O líder é um case de sucesso e é admirado por seus liderados.

 

Configurações mais comuns: líder técnico-autocrático, líder técnico-democrático.

 

 

A liderança paternalista:

 

A liderança paternalista costuma criar vínculos fortes entre ela e seus liderados, no sentido de estabelecer uma linha tênue entre a relação interpessoal e profissional. Dependendo do contexto em que se situa ou do nível de sua atuação, essa liderança pode perder sua autoridade sobre sua equipe e ainda criar situações conflituosas no ambiente de trabalho.

 

Configurações mais comuns: líder paternalista-liberal, líder paternalista-servidor.

 

 

A liderança carismática:

 

A liderança carismática não se apoia em conhecimentos técnicos, ainda que os tenha. Ela se sustenta a partir do carisma da personalidade de quem comanda e costuma gerar nos liderados um forte senso de fidelidade, além de motivação e inspiração.

 

Configurações mais comuns: líder carismático-liberal, líder carismático-democrático.

 

 

A liderança motivadora:

 

O líder motivador entende que precisa atuar sobre as emoções dos liderados como tática para motivá-los a alcançar os resultados. Esse tipo de liderança cumpre um importante papel em momentos de crise, períodos em que a empresa necessita de maior coesão.

 

Configurações mais comuns: líder motivador-carismático, líder motivador-servidor, líder motivador-democrático.

 

 

Liderança: a moral da história

 

Responda algumas perguntas:

 

  • O líder faz a empresa ou a empresa faz seu líder?
  • Que tipo de liderança você é ou pretende ser?
  • Qual liderança sua empresa precisa neste momento ou para atingir os objetivos almejados?
  • Quer ajuda para responder essas questões?

 

 

Nós aqui da Marco Contabilidade & Gestão estamos prontos para te orientar sobre este e outros assuntos.

 

 Vamos conversar ainda hoje sobre Gestão e Liderança?

Posts Relacionados

Como corrigir uma equipe desmotivada

Como corrigir uma equipe desmotivada

data 05/11/2018

Qual é a sua motivação?

Continuar Lendo >>
Descubra quais são as características de um líder excepcional que estão em falta no mercado

Descubra quais são as características de um líder excepcional que estão em falta no mercado

data 26/06/2017

Uma recente pesquisa encomendada pelo IBMEC mostra que essa discussão sobre o que o mercado espera de bons profissionais e de bons líderes vai muito mais além do que uma apostila pode oferecer.

Continuar Lendo >>
Liderar é verbo transitivo

Liderar é verbo transitivo

data 10/02/2017

Você se lembra da canção “comida”, dos Titãs? Ela fez muito sucesso nos anos 80, porém ainda continua dizendo muito sobre os modos de ser e viver de hoje em dia, trinta anos depois.

Continuar Lendo >>

Agende uma apresentação agora mesmo!

Clique aqui