Blog

Você sabe como fazer seu planejamento estratégico, tático e operacional para 2020?

Você sabe como fazer seu planejamento estratégico, tático e operacional para 2020?

03/12/2019

No calendário, 2020 só começa no dia primeiro de janeiro, no entanto, aí no meio de seus planos, ele deve começar agora. Começar um ano novo sem qualquer planejamento é como sair para viajar sem saber o destino para onde se vai ou os custos no meio do caminho. Ainda que sua empresa seja média ou pequena, ela vai precisar de um roteiro de viagem preciso que a leve para um lugar seguro e satisfatório, só para usar a metáfora da viagem. 

As metas de um ano inteiro precisam ser claras e bem localizadas nos níveis estratégico, tático e operacional de sua empresa.

 

Para entender melhor cada nível:


Estratégico – Alta administração

- Visão da empresa
- Forte orientação externa
- Foco no longo prazo
- Objetivos gerais
- Planos genéricos

 

Tático – Gerentes

- Visão por unidades de negócios ou departamentos
- Foco no médio prazo
- Definições das principais ações por departamento

 

Operacional - Supervisores

- Visão por tarefas rotineiras
- Foco no curto prazo
- Definições de objetivos e resultados bem específicos

Diretrizes estratégicas

“Nossos valores básicos podem ser uma vantagem competitiva, mas não foram incorporados por causa disso, e sim porque definem o que defendemos. E nós os defenderíamos mesmo que, em determinadas situações, se tornassem uma desvantagem competitiva.” - Ralph S. Larsen,  CEO da Johnson & Johnson


Ralph S. Larsen tem razão ao disseminar os valores de sua empresa (e isso vale também para a missão e a visão), uma vez que são diretrizes de fundamental importância, tanto no que diz respeito à execução da estratégia por todos os colaboradores quanto para traçar um caminho menos turbulento na conquista até o sucesso. 

Definir a MISSÃO de uma empresa é importante por que ela revela a razão de ser da empresa. Ajuda a definir o posicionamento junto aos clientes, parceiros e concorrentes. A missão, por fim, é um grande guarda-chuva que serve para abrigar todas as outras razões de tudo o que a empresa é ou faz.  A VISÃO mostra aonde a empresa quer chegar. Todas as metas que são construídas por períodos são filhas deste grande objetivo central, por isso possuem sentido.  Já os VALORES servem como uma espécie de padrão de comportamento institucional da empresa e eles devem se refletir nas ações que serão percebidas não só pelos clientes, mas por toda a sociedade.

Como estruturar seu planejamento ou conheça o Canvas! 


É comum o gestor repensar todos os dias se suas ideias para 2020 realmente são as melhores e se são aquilo que a empresa realmente precisa. O Business Model Canvas ou simplesmente Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico que ajuda a desenvolver e a esboçar modelos de negócios novos ou existentes, e poderá te auxiliar neste momento em que o novo ano começa a nascer aí para sua empresa. 


Conheça os nove blocos do mapa visual do Canvas:


1 – Proposta de valor: indica o que a sua empresa vai oferecer ao mercado e que valor esse produto/serviço terá para seus clientes.

2 – Segmento de clientes: quais os segmentos de clientes serão o foco de sua empresa?

3 – Os canais: de que maneira seu cliente vai comprar ou receber seu produto/serviço?

4 – Relacionamento com clientes: a maneira com que sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente. 

5 – Atividade-chave: quais as atividades serão necessárias para que seja possível entregar a proposta de valor de sua empresa? 

6 – Recursos principais: os recursos que serão necessários para realizar as atividades chave.

7 – Parcerias principais: recursos adquiridos de fora da empresa ou atividades que serão realizadas de maneira terceirizada. 

8 – Fontes de receita: as formas pelas quais se obterá receita através das propostas de valor. 

9 – Estrutura de custos: são todos os cursos relevantes para o funcionamento de toda a estrutura da empresa.

 

Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças


Ao olhar para 2020, você consegue identificar com clareza cada um desses pontos em relação ao seu negócio ou ao cumprimento de suas metas?  Se não está tão claro, a Matriz SWOT é a sua melhor aliada neste momento. Trata-se de uma ferramenta eficiente de análise ambiental corporativa e serve como um pilar de sustentação da gestão e do planejamento estratégico de uma organização. 
 
1 – Forças: tem a ver com todas as vantagens que sua empresa possui em relação à concorrência. 
2 – Fraquezas: as características da sua empresa que podem interferir no cumprimento das metas ou que podem prejudicar de algum modo o andamento dos negócios. 
3 – Oportunidades: são forças externas que influenciam positivamente ou que podem ser aproveitadas para ajudar a alcançar um objetivo. 
4 – Ameaças: ao contrário das oportunidades, são forças externas que influenciam negativamente seu negócio. 
 

A totalidade precisa funcionar bem e em sintonia

O funcionamento de todas as áreas de sua empresa precisa estar interligado em prol de um objetivo comum. Existem quatro dimensões principais que ajudam a organizar e agrupar as áreas do seu negócio que precisam não só caminhar juntas, mas no mesmo ritmo de compasso: 1 – Financeiro; 2 – Cliente; 3 – Processos internos; 4 – Aprendizado e crescimento

Sendo assim, o Balanced Scorecard – ou apenas BSC – é a resposta perfeita em forma de ferramenta, capaz de auxiliar a sua gestão na hora de construir as estratégias para 2020 a fim de que todas as frentes funcionem de maneira homogênea. Dessa forma, será possível entender o próximo ano como uma etapa importante, mas também como sendo apenas uma parte de realizações ainda maiores que virão a médio e longo prazo. 

Você acabou de ler um texto com dicas, conselhos e uma lista de ferramentas úteis a sua gestão. Agora, se você quer ir além e compreender de que maneira uma metodologia pode se adaptar a realidade do seu negócio, venha conversar conosco. Um bate-papo franco produz empatia e dessa forma poderemos sentir o que você sente e enxergar aquilo que você vê em seu dia a dia.

Vamos juntos encontrar as soluções para 2020?

 

Posts Relacionados

O que você pode aprender com as metas não cumpridas de 2019

O que você pode aprender com as metas não cumpridas de 2019

data 03/12/2019

Parece que todo mundo quer se ver livre logo de 2019. Uns dizem que foi um ano ruim, repleto de notícias desagradáveis. Para os que consideram que foi um ano bom, a ansiedade pelo que 2020 pode trazer de ainda melhor também estimula a pressa da virada daqui a poucas semanas.

Continuar Lendo >>
Vamos avaliar 2019: como foram os resultados financeiros da sua empresa?

Vamos avaliar 2019: como foram os resultados financeiros da sua empresa?

data 03/12/2019

Agora que 2019 já está acabando, quando você olha para os meses que passaram e todas as decisões tomadas, sua sensação é a de que os acertos superaram os erros? Só existe uma maneira de identificar com precisão se saldo de um ano inteiro termina no positivo ou no negativo: analisando os indicadores da gestão financeira.

Continuar Lendo >>
Por que a contabilidade deve ser prioridade para novos negócios?

Por que a contabilidade deve ser prioridade para novos negócios?

data 14/11/2019

Com o objetivo de manter a saúde do negócio, é natural que o empreendedor busque enxugar ao máximo todos os gastos possíveis, incluindo os serviços terceirizados. O que poucos empreendedores se atentam é que negligenciar a importância da contabilidade nos primeiros passos da empresa pode colocar em risco o próprio futuro do negócio. Entenda!

Continuar Lendo >>

Agende uma apresentação agora mesmo!

Clique aqui