Blog

Sua empresa não bateu a meta do trimestre? Hora de reavaliar o planejamento anual

Sua empresa não bateu a meta do trimestre? Hora de reavaliar o planejamento anual

19/04/2017

Acabou o primeiro trimestre.

 

E então, como estão os resultados aí em sua empresa até agora?

 

Antes de você parar para pensar sobre isso, vamos descrever aqui um cenário bastante comum. Caso a sua empresa se enquadre nele, continue lendo este artigo, ele foi escrito justamente para você.

 

 

Você se identifica com esta situação?

 

1 – Você elaborou o planejamento estratégico anual para 2017 levando em conta o histórico de sua empresa, a situação da economia brasileira e nesses três primeiros meses do ano ele foi seguido com rigidez?

2 – As metas de cada período dentro de 2017 são realistas e se relacionam com a realidade do seu negócio e mesmo assim não estão sendo alcançadas?

3 – Sua equipe tem se mostrado disposta e você tem investido nela e ainda assim não está conseguindo entregar a produtividade esperada?

4 – Você já se dedicou bastante tempo tentando entender os motivos de tal estagnação e não consegue identificar algum problema com clareza?

 

Identificou-se com os quatro pontos acima? Calma, ainda estamos em abril, ainda dá tempo de corrigir os erros. E se você ainda não sabe quais são esses erros, é para isso que estamos aqui.

 

 

Um aviso extremamente importante:

Diante do não cumprimento das metas ao longo do ano, é comum o gestor se sentir tentado a abandonar as diretrizes principais do planejamento estratégico anual e partir para outras manobras imediatistas que aparentam ser solucionadoras da situação.

 

NÃO FAÇA ISSO!

 

Sim, é possível que seu planejamento necessite de alguns ajustes, porém jamais abandonado pela metade.

 

O planejamento estratégico de sua empresa é a sua maior referência para identificar erros e encontrar as soluções corretivas. Afinal, se sua empresa está errando, ela erra em relação a quê? Pode ter certeza que as respostas que você procura não estão escondidas no vazio, mas na consistência daquilo que a sua empresa é, faz e pretende ser.

 

Seu planejamento estratégico de 2017 é o documento que melhor expressa todas essas informações, seja pela consistência (dentro dele há objetivos, caminhos a serem percorridos e análises e orientações sobre a melhor maneira de trilhar esses caminhos), seja pela atualidade (pois trata-se de um documento atual, afinal é referente ao ano vigente, construído a partir de todo um histórico de erros e acertos passados).

 

 

 

3 dicas para este momento

 

Primeira dica: reforce o monitoramento e melhore a tomada de decisão

Informação é tudo, e essa regra também funciona para a gestão de negócios. Levando isso em conta, é importante que o gestor esteja atento a todos os dados que vêm do planejamento, das metas, do desempenho da empresa até então. Para que todos eles possam ser levados em conta, o ideal é que estejam juntos, num campo de vista (ou sob o ponto de vista) holístico, para que nada seja esquecido. Que conhecer mais sobre o Business Model Canvas? Escrevemos um artigo sobre esta ferramenta, leia A sua empresa antes e depois do Business Model Canvas. 

Com todas as informações assim diante dos olhos, fica muito mais fácil melhorar a qualidade e a assertividade das tomadas de decisão. Uma decisão bem tomada é um caminho que se abre. Sua empresa e equipe caminharão por ele. Então é importante que seja uma estrada pavimentada naquilo que a real situação de sua empresa diz. Fuja dos atalhos!

 

 

Segunda dica: releia e INTERPRETE todos os indicadores e metas

Um planejamento é um documento construído a partir de um recurso muito precioso: a inteligência das pessoas envolvidas. Colocá-lo em prática é algo que só é possível a partir de um outro recurso não menos precioso: o trabalho prático. Um gestor com sensibilidade sabe que esse segundo recurso é poderoso na arte de desvendar o primeiro. O que queremos dizer: a prática comprova ou não a teoria.

Os três primeiros meses de trabalho do ano podem e devem ser usados para perceber se o plano está condizente com as condições colocadas, com os imprevistos, com o perfil de sua equipe etc.

Um planejamento realista pede comprometimento de toda a equipe. Uma equipe comprometida é capaz de melhorar qualquer planejamento.

 

 

Terceira dica: abra espaço para a inovação

Criatividade é quando a inteligência está se divertindo, já dizia o poeta. Portanto, estimule sua equipe a propor ideias. Faça momentos de brainstorms com todas as pessoas envolvidas no projeto. Esses momentos são potentes na produção de possíveis soluções, trazem leveza e descontração e fazem nascer um sentimento de pertencimento que será revertido em motivação para fazer tudo funcionar bem no fim das contas.

Nem sempre a solução é algo que precisa ser encontrado, pelo simples fato de que ela ainda não exista. Neste caso, será necessário inventá-la.

 

 

Recursos técnicos solucionadores

 

AVISO IMPORTANTE: Leve em conta que todas as empresas são obrigadas a apresentar as demonstrações contábeis na junta comercial até o dia 31/03 de cada ano.

 

- DRE (Demonstração de Resultados do Exercício)

A Demonstração de Resultados de Exercício de uma empresa é um relatório que oferece um resumo econômico completo de todas as atividades operacionais e não operacionais de uma empresa referente a um determinado período. O DRE revela claramente se dentro desse recorte de tempo há lucro ou prejuízo.

Com a DRE é possível conhecer com clareza os passos que chegaram aos resultados líquidos a partir da apuração de três itens importantes: as receitas, os custos e as despesas. Esses indicadores geram informações significativas e determinantes para qualquer tomada de decisão.

Leia o artigo 5 Indicadores de desempenho fundamentais para gestão facilmente no DRE de sua empresa.

 

 

- Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil útil para evidenciar qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira de uma determinada empresa, organização ou entidade. 

É uma dos mais importantes demonstrativos de uma empresa e com ele é possível conhecer a evolução patrimonial total de toda a organização. Geralmente, esse balanço é feito correspondente a um período de um ano, mas diante de necessidades extraordinárias, também pode compreender outros recortes de tempo.

 

 

- Demonstração do Fluxo de Caixa

A Demonstração de Fluxo de Caixa trata-se de uma peça contábil que evidencia a posição financeira de uma empresa dentro de um determinado período de tempo.

Assim, é possível saber com riqueza de detalhes sobre todas as entradas e saídas de dinheiro que ocorreram no período correspondente ao documento. Enfim, o DFC é parceiro do gestor de negócio e fornece a ele condições para fazer manobras envolvendo a Gestão Financeira a partir de ajustes no planejamento anual.

 

Leia o artigo 10 dicas para melhorar o fluxo de caixa. 

 

 

 

2017 não está perdido

 

Ainda faltam muitos meses para o ano acabar. Ou seja, você ainda tem muito chão pela frente. Se as metas até agora não foram alcançadas, ainda existe tempo de ajustar o planejamento anual e corrigir os rumos.

No entanto, qualquer mudança precisa ser feita com muita responsabilidade e baseada em informações precisas.

 

 

A hora de fazer uma reavaliação é agora. Que conversar conosco sobre isso? Então pode vir, nós aqui da Marco Contabilidade & Gestão queremos te mostrar um novo caminho.  

Posts Relacionados

Como utilizar a DRE para cortar despesas do negócio

Como utilizar a DRE para cortar despesas do negócio

data 10/03/2020

Quando a necessidade é enxugar gastos e cortar despesas para afrouxar as contas do mês, um documento muitas vezes negligenciado entre a papelada contábil pode ser a chave: a Demonstração de Resultados, ou DRE.

Continuar Lendo >>
Conheça os primeiros passos para abrir seu próprio negócio

Quais são os primeiros passos para abrir seu próprio negócio?

data 02/03/2020

Abrir um novo negócio exige uma preparação que vai bem além da obtenção dos recursos financeiros iniciais. Há orientações que, se seguidas ainda nos primeiros passos do empreendedor, são determinantes para se proteger dos riscos envolvidos nessa atividade.

Continuar Lendo >>
WhatsApp no Trabalho: Permitir ou Proibir?

WhatsApp no Trabalho: Permitir ou Proibir?

data 23/12/2019

Se por um lado o WhatsApp traz facilidade na comunicação, por outro, há bastante preocupação quanto à queda da produtividade por conta da liberação do aplicativo no ambiente de trabalho. Como administrar o tempo para utilização do WhatsApp no horário comercial (e até fora dele)? Será que a solução é proibir?

Continuar Lendo >>

Agende uma apresentação agora mesmo!

Clique aqui